33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Simted de Amambai convoca trabalhadores na educação para assembleias

2015-05-15 16:08:00

Com os objetivos de garantir a valorização da categoria e uma educação pública de qualidade, a direção do Sindicato dos Trabalhadores na Educação Básica de Amambai (Simted) está convocando os trabalhadores das redes municipal e estadual de ensino a participarem das assembleias que serão realizadas neste mês, na sede do sindicato.

Rede Estadual

No dia 18 de maio, segunda-feira, às 16h, já está agendada uma Assembleia Geral para a categoria definir se paralisará por tempo indeterminado as atividades da rede estadual de ensino. A posição será levada para a assembleia geral da Fetems que será realizada no dia 19, terça-feira, em Campo Grande.

Reivindicações

No dia 12 de fevereiro o governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), assinou, com reconhecimento em cartório, um acordo com a Fetems sobre o cumprimento de alguns pontos em relação a valorização dos trabalhadores em educação, entre os de destaque e que precisam avançar com urgência estão:

• O reajuste dos administrativos em educação – Que possuem sua data base em 1º de maio e até o momento não houve diálogo com o Governo sobre isso.

• O pagamento de 10,98% de reajuste dos professores – referente ao cumprimento da Lei Estadual n° 4.464, de 19 de dezembro de 2013, que trata sobre o reajuste de 25,42%. No início do ano foi concedido 13,01% de reajuste aos professores, referente ao Piso Nacional, porém ficou 10,98% em pendência de acordo com a Lei Estadual. No acordo firmado até o dia 15 de maio o governo deveria debater como esse montante seria pago com a comissão de negociação, porém isso não ocorreu.

• O pagamento de 1/3 de hora-atividade para os professores referente a 2013 – O pagamento de 1/3 de hora-atividade para os professores da rede estadual, equivalente a 2013, a partir de janeiro de 2015, foi acordado no Pacto pela Educação Pública de outubro de 2012 e está consolidado na Lei Complementar 165.

Rede Municipal

No dia 21, quinta-feira, às 15h30, está marcada assembleia com os trabalhadores da rede municipal de ensino onde a categoria vai definir se haverá um dia de paralisação para discutirem ações visando à valorização profissional.

De acordo com a presidente do simted professora Olga Tobias Mariano, a presença dos trabalhadores é importante para garantir a união e o fortalecimento da categoria. “Somente através da união é que vamos garantir a valorização da nossa categoria e uma escola pública de qualidade”, reforça olga.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete