33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Capes aprova mestrado em Educação Científica e Matemática na UEMS

2015-04-14 13:01:00

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade sede de Dourados, passa a contar com o novo mestrado profissional em Educação Científica e Matemática, de caráter multidisciplinar, conforme divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nesta segunda-feira, dia 13 de abril.

O programa visa impactar positivamente a educação básica ao oportunizar aos professores deste nível de ensino, principalmente os que estão em efetivo exercício da docência, melhorar a sua formação em termos de conhecimentos específicos e pedagógicos e, também, em conhecimentos essenciais para o trabalho de investigação científica.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Laércio de Carvalho, a aprovação do novo programa consolida ainda mais a área da pós-graduação na UEMS, que agora conta com dois doutorados, 11 mestrados, e 10 especializações. O pró-reitor destaca, ainda, que o mestrado em Educação Científica e Matemática será um canal de qualificação da educação básica, já que os professores que atuam nestas temáticas poderão participar do programa. Esta conquista, segundo Laércio, "vai ao encontro das metas propostas pelo Plano Nacional de Educação e mostra o engajamento do UEMS na qualificação da educação em todos os níveis, do básico ao superior" ressalta.

As inscrições serão abertas anualmente, com 20 vagas, e a primeira divulgação de edital está prevista para o final do primeiro semestre deste ano.

O mestrado profissional abrangerá as áreas de concentração em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, com linhas de pesquisa em: Epistemologia e Ensino de Ciências Naturais e Matemática, com área de concentração: Ensino de Ciências Naturais e Matemática; e Divulgação Científica e Ensino de Ciências, com área de Concentração: Ensino de Ciências e Matemática.

Este programa objetiva formar profissionais capazes de acessar os conhecimentos produzidos na área de ensino de ciências e matemática e analisá-los criticamente, contribuindo para que os conhecimentos gerados na área sejam objeto de discussão dos professores no contexto escolar.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete