13.3 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Sisu – Universidades públicas vão oferecer 9 mil vagas em janeiro

2014-12-15 09:22:00

Mais de 9 mil vagas estão sendo ofertadas pelas quatro universidades públicas de Mato Grosso do Sul para a inscrição do processo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O sistema tomará como base as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)  que não obtiveram nota zero na redação. As matrículas ainda não foram abertas, mas muitos alunos esperam ansiosos pela chance de ingressar no Ensino Superior ainda no primeiro semestre de 2015. A expectativa é que o Ministério da Educação abra a seleção no fim de janeiro. 

Para os candidatos que não forem aprovados na primeira chamada, ainda terá a chance de se inscrever para a segunda chamada, no meio do ano.

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) irá oferecer 2.348 vagas para 65 cursos ofertados pela instituição, das quais 1.641 são destinadas a negros e 237 aos indígenas. A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) oferece 969 vagas para 36 cursos, 480 são para ampla concorrência, 102 para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a R$ 1,5 que tenha cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, 155 para candidatos autodeclarados negros, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenha cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, 88 para candidatos que, independentemente da renda, tenha cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas e 144 para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente de renda, tenha cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. 

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), como sempre, será a que mais ofertará vagas, serão 5.200 vagas para a Capital e cidades do interior. Segundo a assessoria de imprensa, esse número foi baseado nas vagas deste ano e deve aumentar em 2015. Já o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) prevê abrir 560 vagas, ressaltando que o número é 75% maior do que o ofertado no primeiro semestre de 2014, quando foram abertas 320 vagas na graduação.

As vagas para 2015 são distribuídas nos campus de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Destaque para a oferta de novos cursos superiores a partir do ano que vem: Tecnologia em Processos Metalúrgicos (Corumbá); Tecnologia em Alimentos (Coxim); Agronomia (Ponta Porã) e Tecnologia em Automação Industrial (Três Lagoas).

O Instituto ainda informou que a previsão é que o edital do IFMS, com a abertura de vagas no Ensino Superior para o primeiro semestre de 2015, seja publicado entre o fim de dezembro e início de janeiro, na Central de Seleção do IFMS.

Os diversos cursos ofertados são distribuídos na Capital e em algumas cidades do interior, e os candidatos podem acessar o site de cada instituição para ter conhecimento da disponibilidade do curso desejado. Já o período de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) será divulgado pelo Ministério da Educação.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Enquete