26.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

As marcas de um bom professor

2014-10-09 08:47:00

Não há adulto que não carregue em sua bagagem cultural, seja ela pessoal ou profissional, as referências de um ou mais professores que passaram por sua vida. Citações feitas por seus mestres, posicionamentos críticos diante de assuntos delicados e que exigem opinião firme com grande capacidade de assimilar e argumentar, ganham maior credibilidade quando são reforçados pelas ideias e experiências das pessoas que aprendemos a respeitar e amar durante nossas vidas escolares.

O professor, portanto, tem em suas mãos a capacidade e possiblidade de moldar opiniões, estimular comportamentos e promover mudanças profundas na sociedade. Mas, para que isso aconteça, mais do que o domínio dos conteúdos formais de sua disciplina ele deve dispor de uma série de atributos que lhe garantam capacidade de liderança e aquilo que certamente o público jovem tem maior avidez: traga consigo o desejo da descoberta. Mais vale um professor com grande disposição para a pesquisa do que aquele que acumula as famosas listas de conteúdos sisudos e pragmáticos. Ter confiança e embasamento para discordar, apontando as diferentes possibilidades com coerência e respeito permite a criação de pensadores isentos, bem diferentes de fundamentalistas parciais e quase sempre distantes da razão. Enquanto formador de opinião, o professor sábio deve desenvolver em seus discípulos o senso crítico, com princípios de honestidade e justiça e nunca a competências do polemizador.

O educador e o educando

Conceitualmente a palavra educar está ligada à transmissão de conhecimento, logo não inclui apenas as competências dos professores, mas da sociedade como um todo. Todos nós temos responsabilidade educacional, e para que a vida em sociedade seja algo viável também devemos estar permanentemente abertos para sermos educados, independentemente da nossa idade ou posição social. Sempre há algo a ser aprendido; uma nova regra de trânsito, o respeito para com o próximo e muitas outras coisas. Na medida em que a ciência e a sociedade evoluem, também aumentam as informações e tecnologias que facilitam as nossas vidas e evitam que sejamos colocados sob tensão. Isso tudo pode resultar em qualidade de vida para todos, desde que nos enquadremos ao sistema e estejamos dispostos a jamais abandonar a ideia de aprender.

Professor, educador do pensamento

Todos os conteúdos existentes estão disponíveis na internet, em livros e outros instrumentos de arquivamentos que hoje são acessíveis para qualquer pessoa alfabetizada, mas a figura do professor ainda é insubstituível, todos concordam. O fato é que nenhum destes instrumentos ainda é capaz de promover sozinho a interação, de captar as angústias e dificuldades de cada aprendiz. Esta é uma competência de exclusividade humana, que só faz aumentar o valor de um professor.

Professores não
são os pais

Hoje é comum a inversão de valores e competências atribuídas aos professores no papel de educadores. Mais comum ainda é a destituição de sua autoridade e de sua palavra em detrimento do que pensam alguns pais omissos e desconhecedores das personalidades e atitudes dos próprios filhos, justificadas pela falta de tempo ou por simples desinteresse. Como facilitador do acesso ao conhecimento científico é, na prática, perda de tempo para este profissional ter que dedicar suas horas de trabalho para corrigir falhas na educação básica de seus alunos, comprometendo irremediavelmente a eficiência de sua atuação. Todos nós adultos um dia já fomos alunos, muitos ainda são, e não é raro nos surpreendermos com pensamentos de quanto seria mais produtivo se tivéssemos dedicado maior atenção aos estudos no período em que frequentávamos nossas escolas. Do quanto nossos professores se esforçavam e sobre quantas vezes desperdiçamos muito de sua dedicação. Pois é; nossas experiências negativas devem valer para alguma coisa, especialmente para as pessoas que hoje têm seus filhos, sobrinhos, etc. Não é necessário que as novas gerações tenham que cometer os mesmos erros nossos para só depois de algum tempo darem valor ao que foi perdido. Pais e cuidadores devem assumir suas responsabilidades na base da educação, preparando e disciplinando seus filhos para extraírem o máximo do conhecimento e da boa vontade de seus mestres. O discípulo faz o mestre se superar É cientificamente comprovado que uma turma de alunos interessados tende a elevar o nível de seus professores, que também ganharão estímulos extras para lutar pelos seus alunos, que certamente também serão seus admiradores e seguidores dos seus ensinamentos. Uma troca mútua e ininterrupta que não culminará em outros resultados senão o desenvolvimento do afeto, da admiração, da conscientização. 

Assim funcionava a antiga sociedade grega, assim foi forjado o pensamento e a ciência no ocidente e, desde então o conhecimento e evolução tem sido privilégio dos que se submetem a estas regras. Em tese, as facilidades de acesso à educação gratuita deveriam elevar naturalmente o nível intelectual da nossa sociedade. Tratando especificamente do município de Amambai, onde há escolas bem estruturadas, com quantidades de professores adequadas, bom nível de formação, o que ainda falta para que os índices de educação cheguem aos patamares desejáveis? Podemos afirmar que o insucesso em se atingir tais níveis ainda tem suas causas na falta de estímulo familiar. Mesmo que em muitas casas os preceitos aqui elencados sejam cultivados, na maioria dos lares sequer são cogitados. Não existe um planejamento familiar que inclua o estímulo à educação, seja por falta de informação ou tradição, muitas crianças vão para escola simplesmente porque atingiram a idade limite, e nunca porque têm vontade de aprender.

Esta reflexão nas proximidades do dia do professor não tem a pura e simples intensão de levantar a questão de como os governos têm tratado a figura destes educadores, mas também de como nós, membros da sociedade, temos nos comportado com relação a eles. A Gazeta Educação tem uma proposta a fazer: extraia o que houver de melhor dos seus professores e ou dos professores dos seus filhos, você descobrirá uma fonte infindável de conhecimento, que sempre trará coisas novas, imprimindo marcas definitivas em nossas vidas, basta que sejam estimulados e respeitados.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete