27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

IFMS divulga programação da Semana de Ciência e Tecnologia 2014

2014-09-17 11:00:00

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou nessa segunda-feira, 15, a programação da edição 2014 da Semana de Ciência e Tecnologia, disponível no endereço www.ifms.edu.br/semanact.

Com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, o evento será realizado entre 22 e 27 de setembro em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
A programação prevê minicursos, oficinas, visitas técnicas e palestras com temas relacionados aos eixos tecnológicos dos cursos ofertados em cada câmpus. As atividades são gratuitas e parte delas abertas ao público externo.
“A Semana é uma maneira do IFMS se conectar com a sociedade e mostrar como estamos contribuindo com o desenvolvimento do Estado por meio da ciência e tecnologia”, afirmou o assistente da pró-reitoria de Pesquisa e Inovação, Emerson Corazza.
A consulta à programação completa e as inscrições para as atividades devem ser feitas pela página da Semana de Ciência e Tecnologia 2014.
Feiras – Durante a Semana, o IFMS realiza as feiras de ciência e tecnologia, com trabalhos de estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas nos sete municípios em que há um câmpus do Instituto. A relação de projetos aprovados foi divulgada na última quinta-feira, 11, na Central de Seleção.
Os estudantes de graduação que receberam bolsas de pesquisa entre 2013 e 2014 devem apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos durante o Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFMS (Semict).  A edição deste ano será dias 22 e 23 no Câmpus Coxim.
Confira o resumo da programação em cada município:
Aquidauana – Além de palestras sobre a produção científica em Mato Grosso do Sul, o câmpus realiza um série de exposições com a participação do Exército Brasileiro, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e de empresas do Estado.
Campo Grande – Estão previstos minicursos e oficinas nas áreas de informática, mecânica e eletrotécnica. Entre as palestras, o destaque fica por conta dos temas relacionados à tecnologia assistiva e acessibilidade. As atividades serão realizadas na sede provisória do câmpus, na Avenida Júlio de Castilhos, 4960, e no Armazém Cultural, na Avenida Calógeras, 3065.
Corumbá – A programação do município ainda não está disponível.
Coxim – Além da edição 2014 do Semict, a programação do câmpus prevê oficinas e palestras sobre informática, física, química, biologia e ciências humanas. Está prevista também a observação noturna de planetas e constelações. Todas as atividades serão no próprio câmpus, na Rua Salime Tanure, s/n.
Nova Andradina – O destaque da programação é a série de minicursos que a Embrapa Agropecuária Oeste irá ministrar aos estudantes da instituição durante visita técnica à sede do órgão em Dourados.
Ponta Porã – O câmpus realiza minicursos e palestras nas áreas de agricultura, agropecuária e informática. As atividades serão na sede do IFMS no município, na Rodovia BR 463, Km 14 s/n.
Três Lagoas – Durante a Semana, o câmpus recebe estudantes das escolas estaduais e municipais em Três Lagoas para uma visita às dependências do IFMS no município. Além disso, estão previstas ainda palestras e minicursos nas áreas de informática e empreendedorismo.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete