21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

UEMS de Ponta Porã terá mestrado em Desenvolvimento Regional

2014-04-15 09:02:00

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) acaba de aprovar um novo mestrado emDesenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos. O programa que será desenvolvido na unidade de Ponta Porã obteve avaliação positiva junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão federal responsável pelo reconhecimento dos cursos de Pós-Graduação. A expectativa é que a primeira turma inicie já no segundo semestre de 2014.

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos (PGDRS), tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos sistemas produtivos regionais e, através disso, contribuir para o desenvolvimento regional, respeitando as questõessocioculturais.

O PGDRS visa ainda realizar estudos que atendam as demandas socioeconômicas e ambientais relacionadas ao desenvolvimento dos Sistemas ProdutivosRegionais e Locais; analisar as trajetórias de desenvolvimento regional e o processo de formação histórico, econômico e social da região e seus desdobramentos atuais.

novo programa da UEMS está alicerçado em duas linhas de pesquisa: a primeira, Investiga a dinâmica do desenvolvimento na sua forma socioeconômica e ambiental, buscando uma relação histórica com a evolução cultural e territorial da sociedade, tendo como referência as influências de processos migratórios peculiares à região fronteiriça do Mato Grosso do Sul; a segunda linha estuda os sistemas produtivos em seus aspectos de gestão, como interações entre homem, ambiente e sociedade para a produção de bens e serviços e entender o seu desenvolvimento no contribuindo para as evoluções social, econômica e ambiental de um determinado espaço regional e local. Inclui o estudo das mudanças estruturais da sociedade, adinâmica dos mercados e a formulação de políticas econômicas.

A aprovação dessa proposta é fruto de um trabalho que envolveu desde a Reitoria da UEMS, com apoio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e seus técnicos, de uma equipe de professores das unidades da UEMS em Ponta Porã, Amambai, Maracaju e Dourados. E contou ainda com auxílio de outros Programas de Pós-Graduação de universidades como a Unioeste (Toledo/PR), UFV (Viçosa/MG), UFMS (Campo Grande/MS), Unisc (Santa Cruz do Sul/RS) e UTFPR (Pato Branco/PR). Fora isso, teve o apoio de entidades ligadas à sociedade de Ponta Porã/MS.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete