23.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Amambai é referência em projetos educacionais voltados ao Trânsito

2019-03-12 07:11:00

 

Raquel Fernandes

Desde o segundo semestre de 2018, Amambai passou a contar com um intenso trabalho de Educação voltado ao Trânsito, realizado pelo Departamento de Trânsito do município (Detrat). Inúmeros projetos inovadores têm envolvido a comunidade escolar do município e despertado o interesse de todo o Mato Grosso do Sul.

Recentemente a presidente do Conselho Estadual de Trânsito do MS (Cetran-MS), Regina Maria Duarte, esteve em Amambai para conhecer o trabalho que tem sido desenvolvido. Na oportunidade, a presidente convidou o Departamento para participar do V Encontro sobre Legislação e Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais, em Campo Grande, e apresentar a experiência que o município tem vivido com relação aos projetos educacionais de trânsito, além de realizarem oficinas explicativas sobre as formas que o tema pode ser trabalhado junto ao público escolar, promovendo um engajamento social na luta contra acidentes e mortes no trânsito.

O encontro está marcado para dos dias 21, 22 e 23 de março e será realizado no auditório da Assomasul. Amambai será o único município a se apresentar durante a programação.

“Se todos os municípios estivessem trabalhando como Amambai, o índice de acidentes do estado, com certeza, diminuiria. Por isso queremos priorizar e divulgar os exemplos de municípios que estão empenhados em ações voltadas especialmente à educação para o trânsito, como é o caso de Amambai, explicou Regina.

Diferenciais de Amambai

De acordo com o superintendente do Detrat, José Luiz Karasek, o trabalho da educação voltada ao trânsito, além de ser obrigatório pela legislação é extremamente importante e está entre as prioridades da administração do Prefeito Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira.

“Quando entramos aqui, nos inteiramos que é obrigatório que os órgãos de Trânsito de todos os níveis governamentais desenvolvam trabalhos de educação para o trânsito. O próprio plano de mobilidade urbana do município prevê em todas as suas fases este tipo de ação a curto, médio e longo prazo.”, explicou o superintendente que também é autor do plano de mobilidade urbana do município.

Outro passo fundamental para a execução dos trabalhos foi a contratação de um profissional que cuidasse exclusivamente deste tema dentro do Departamento. “Busquei então a contratação do professor Luiz Claudio, que, em minha opinião, é o profissional que possui o perfil que mais se encaixa nessa função em Amambai. Ele possui o conhecimento da área educacional, das artes e da legislação de trânsito”, afirmou Karasek.

Um dos diferenciais dos trabalhos realizados em Amambai é a utilização de linguagem lúdica, teatral e humorística. “A partir de formas lúdicas como jogos e esquetes teatrais, o programa de palestras elaborado pelo DETRAT não é apenas um condensado de informações com objetivo moralizador, mas uma atividade prazerosa e construtiva para os alunos da rede escolar amambaiense. O nosso propósito é fazer tudo isso de maneira divertida, para que os estudantes aprendam e ao mesmo tempo tenha um momento de lazer.”, destacou o coordenador da educação para o Trânsito do Detrat, Luiz Claudio Ferreira, destacando que as crianças têm um imenso potencial para disseminarem as boas práticas no trânsito.

Intervenção dia da Mulher

Nesta sexta-feira, dia 8 de março, o Departamento realizou uma intervenção educativa em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Com bom humor e criatividade, a performance artística realizada no semáforo do município, passou mensagens de combate ao preconceito que a mulher sofre no trânsito.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete