26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Aulas começam nesta segunda em Amambai e em Paranhos

2019-02-08 20:14:00

Vilson Nascimento

As aulas na rede municipal de ensino em Amambai e no município de Paranhos vão começar nesta segunda-feira, dia 11 de fevereiro.

Os demais municípios da região, entre eles Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Tacuru, Sete Quedas, Iguatemi e Caarapó, decidiram por seguir a Secretaria de Estado de Educação e iniciarem o ano letivo 2019 no dia 18 de fevereiro.

Segundo a secretária municipal de educação em Amambai, professora Zita Centenaro, caso o município optasse por iniciar as aulas no dia 18 e não no dia 11 de fevereiro, conforme prevê o calendário oficial, posteriormente dez sábados teriam que serem computados como letivos para repor a semana de aula perdida, ocasionando desgaste para alunos, professores e inclusive para o sistema educacional.

Prefeitura economizaria R$ 300 mil, diz prefeito

Em entrevista a reportagem do grupo A Gazeta o prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Bandeira (PSDB) disse que, se optasse por adiar o início das aulas como fez o Estado e a maior parte dos municípios, no caso de Amambai, a economia para os cofres da prefeitura, computando transporte escolar, professores convocados, merenda escolar e demais consumos no âmbito administrativo, seria de aproximadamente R$ 300 mil reais.

“Seria uma economia considerável para a prefeitura, mas um grande prejuízo para o aprendizado de nossas crianças, por isso optamos por seguir o calendário letivo normal, poupando também os professores desse desgaste de repor aulas aos sábados”, disse o prefeito ao relatar que o prejuízo dos alunos em relação as aulas de reposição aos sábados é que elas geralmente não acontecem efetivamente, somente os professores acabam submetidos a atividades pedagógicas e capacitações.

Alunos na REME

De acordo com a secretária de educação em Amambai, Zita Centenaro, em 2018 a rede municipal de ensino do município fechou o ano com 6,7 mil alunos.

Para 2019 a expectativa é que esse número aumente e ultrapasse os 7 mil alunos. Isso se deve, segundo a professora Zita, devido a migração dos alunos da rede estadual para a rede municipal por conta do encerramento gradativo das séries iniciais nas escolas estaduais.

Transporte escolar

Com o objetivo de garantir boa trafegabilidade aos ônibus escolares na zona rural, a Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas vem intensificando os reparos em estradas rurais que integram a rota diária de transporte escolar.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em Amambai somadas todas as linhas do transporte escolar rural no município, os ônibus percorrem diariamente 6,5 mil quilômetros.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete