20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Acordo entre países assegura construção de ponte entre Murtinho e o Paraguai

2018-08-16 16:41:00

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) assinou um acordo com autoridades paraguaias para a construção de uma ponte sobre o Rio Paraguai.

Assinada na terça-feira (14), a medida vai permitir a integração rodoviária entre o município de Porto Murtinho e o distrito de San Lázaro, em Carmelo Peralta, no Paraguai. Com a construção, será possível unir o Centro-Oeste brasileiro e o porto fluvial de Concepción, na chamada Rota Bioceânica.

Para dar início às obras, foi criada uma comissão mista entre brasileiros e paraguaios.

No caso do Brasil, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vai supervisionar a construção, que deverá ser custeada pelo governo do Paraguai. A data de início e a conclusão do projeto, assim como custo total, ainda será definido pela comissão.

Aprovado

O Congresso já havia aprovado em março o Decreto Legislativo (PDC nº 709/2017), que trata do acordo entre Brasil e Paraguai para a construção da ponte.

A construção da ponte internacional é um grande passo para integrar Mato Grosso do Sul e o Brasil com o Oceano Pacífico por um corredor rodoviário que liga a fronteira sudeste do Estado com os portos ao norte do Chile.

Em agosto do ano passado, uma caravana formada por empresários do setor de transporte e autoridades percorreu 6 mil km para ratificar a viabilidade da rota bioceânico, que passa também pelo Paraguai e Argentina. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete