15.1 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Estudantes tem até hoje para renovar contratos do Fies

2007-04-30 08:57:00

Termina hoje o prazo para renovação de todos os 165 mil contratos do Fundo de Financiamento do Ensino Superior (Fies). Os universitários que não assinarem o termo de aditamento poderão perder o crédito. A Caixa Econômica Federal já havia prorrogado por um mês o período de renovação.

O contrato do Fies precisa ser revalidado a cada semestre. A assinatura da renovação, na maioria dos casos, é feita na própria instituição de ensino do aluno, desde que ele esteja em dia com o pagamento das parcelas trimestrais de juros, que nunca ultrapassam R$ 50. Caso haja débito ou quaisquer alterações no cadastro, o estudante deverá comparecer a uma agência da Caixa. Os bancos abrem nesta segunda.

Entre as principais mudanças cadastrais, estão: novo número do CPF e novo estado civil; restrições em relação ao fiador ou troca do responsável pelo crédito; alteração do CNPJ da mantenedora da instituição de ensino.

A Caixa ressalta que, nesses casos, o beneficiado deve, obrigatoriamente, estar acompanhado do fiador, com o cônjuge, se houver; caso seja menor de 18 anos, o responsável legal também deve ir. O universitário ainda deve apresentar na agência comprovante de regularidade de matrícula.

O Fies é um programa que financia até 50% de todas as mensalidades de universidades privadas. Atualmente, o estudante pode conseguir o crédito através do ProUni, caso ele consiga apenas bolsa parcial. As inscrições para o segundo semestre serão abertas dia 23.

Com ProUni, o governo paga metade do curso, e a outra metade é dividida em duas partes iguais: a primeira deve ser quitada pelo estudante, a cada mensalidade da instituição; a segunda é financiada pela Caixa.

Durante o curso, o universitário só precisa pagar, a cada três meses, até R$ 50 relativos aos juros do crédito. O empréstimo é quitado em parcelas mensais somente ao fim da faculdade.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete