21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Aulas na rede municipal começam nesta quarta em Amambai

2018-02-06 15:02:00

Vilson Nascimento

As aulas na rede municipal de ensino vão começar nesta quarta-feira, dia 7 de fevereiro, em Amambai.

O objetivo da antecipação do início do ano letivo em relação a rede estadual, que começa no dia 15 de fevereiro, quinta-feira da semana que vem, é diminuir, segundo a secretária municipal de educação, Zita Centenaro, o número de reposições de aulas aos sábados para cumprir a quantidade de aula anual que determina a legislação.

Segundo Zita, iniciando as aulas no dia 15, o Estado terá que repor aulas em 14 sábados no decorrer do ano.

Com a decisão da Prefeitura de Amambai em antecipar em uma semana o início das aulas na rede municipal local, o município deverá repor aulas em apenas quatro sábados no decorrer do ano.

De acordo com a secretária de educação, neste dia 7 de fevereiro será iniciado o ano letivo em toda a rede municipal, ou seja, nas escolas de ensino fundamental e nos CEIs, os centros de educação infantil.

Segundo Zita Centenaro, também nesta quarta-feira (7) terá início o transporte escolar rural, porém, segundo a secretária, por conta dos estragos provocados pelas chuvas, que inclusive levou Amambai a decretar situação de emergência, é possível que em algumas linhas o ônibus ainda não consiga percorrer, apesar de a Secretaria de Obras do município estar trabalhando para tentar garantir acessibilidade a todos em tempo hábil.

De acordo com o prefeito do município, Dr. Edinaldo Bandeira, entre linhas terceirizadas e outras realizadas por ônibus da prefeitura, o transporte escolar percorre mais de 6 mil quilômetros diariamente em Amambai.

REME tem mais de 6,4 mil alunos

A REME (Rede Municipal de Ensino) em Amambai fechou o ano de 2017 com 6.400 alunos matriculados, cerca de 2 mil deles na educação infantil.

Segundo a secretária de educação, Zita Centenaro, os números para 2018 ainda não estão concluídos, mas a estimativa é de aumento, podendo chegar a 6,6 mil alunos estudando em escolas e centros de educação infantis mantidos pela prefeitura local.

Capacitação

Nessa segunda-feira, dia 5 de fevereiro, todos dos professores e parte dos setores administrativos das escolas e centros de educação infantil de Amambai passaram por uma capacitação.

Segundo a secretária de educação, Zita Centenaro, a capacitação, que foi ministrada pelo especialista Dalmir Sant’Anna, teve por objetivo desenvolver o potencial de líderes para o trabalho de gestão de equipes e prática de ações que melhorem as relações interpessoais entre professores, alunos e o administrativo das escolas, bem como com a comunidade escolar em um todo.

Segundo a secretária de educação Zita Centenaro a rede municipal de ensino em Amambai conta hoje com cerca 450 professores, entre séries iniciais e ensino fundamental.

De acordo com a secretária 90% deles são profissionais efetivos, ou seja, aprovados e empossados em concurso público.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete