33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Pronatec recebe inscrição até 18 de agosto para cursos

2017-08-05 10:02:00

Os interessados em conseguir uma formação gratuita de nível técnico podem se inscrever para o segundo lote do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) até o próximo dia 18. Para procurar vagas e se registrar no programa, é preciso acessar o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec).

Estão abertas mais de 575 mil vagas em cursos de formação inicial e continuada e qualificação profissional a distância. Além disso, o Ministério da Educação (MEC) ainda oferece cerca de 1,6 mil vagas na modalidade presencial. As formações são variadas, com cursos como técnico em informática, eletricista industrial, cuidador de idoso e fotógrafo, entre várias outras oportunidades.

Para participar, é preciso ser cidadão brasileiro e ter mais de 15 anos. O programa dá prioridade para grupos como agricultores familiares, beneficiários de programas federais de transferência de renda, povos indígenas e quilombolas, e adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas. No entanto, qualquer um pode se inscrever e concorrer a uma das vagas.

As vagas presenciais são para cidades na Bahia, São Paulo, Piauí, Maranhão e Minas Gerais. Os cursos são gratuitos têm duração de 160 horas, e são ofertados por instituições privadas de educação profissional e tecnológica. Cada modalidade segue critérios específicos de escolaridade. As aulas começam no próximo dia 28.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete