21.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Economize com a compra do material escolar dos seus filhos

2017-01-18 19:01:00

No mês de janeiro os pais precisam de criatividade para animar as férias escolares das crianças – principalmente quando o seu recesso não coincide com o deles. Mas essa é apenas uma das preocupações típicas desse mês: entre as contas a pagar, está o material escolar. Como a despesa com impostos e as dívidas herdadas dos gastos de fim de ano pesam bastante no orçamento, é preciso ter muita cautela na papelaria e pulso firme para não ceder a todos os apelos dos filhos.

Aliás, se todas as crianças se empolgassem com o período letivo como se empolgam com a compra do material escolar, todos os pais esbanjariam motivo de orgulho com os boletins. A questão é que a compra tende a ficar muito mais cara se os pais optarem por comprar o material das franquias mais buscadas. Pesquisa feita pelo Procon-SP em papelarias da capital paulista apontou, por exemplo, que um caderno com as mesmas especificações e do mesmo fabricante, pode saltar de R$ 9,60 (opção mais simples) para R$ 27,00 (opção de franquia), somente em função da capa.

De um modo geral a pesquisa levantou os preços de 168 produtos e constatou um aumento de 12,97% nos preços em comparação à pesquisa do ano anterior. O percentual ficou bem acima da inflação registrada no mesmo período em São Paulo (IPC-SP), que foi de 6,65% de acordo com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Além do critério de selecionar itens mais baratos e preferencialmente que não sejam de franquias de personagens infantis e de adolescentes, vale também reunir alguns pais para a realização de compras coletivas. Esse processo facilita a negociação por preços melhores. Pesquisa nacional feita pelo Sistema Fecomércio RJ/Ipsos apontou que das pessoas entrevistadas que têm intenção de comprar material escolar, 51% disseram que vão pagar à vista, percentual maior do que a apuração de 2016 (46%). As compras à vista também são uma forma eficaz de conseguir descontos relevantes.

Vale ainda analisar minuciosamente a lista de material e avaliar o que pode ser reaproveitado do ano anterior. Itens como tesoura sem ponta, réguas, estojos, mochilas, entre outros, podem ter uma vida útil longa, desde que o estudante tenha cuidado. Aos pais que têm filhos com idades próximas, também é possível aproveitar livros didáticos que não estejam rasurados ou desatualizados.

Por fim, seja criterioso ao avaliar o que está sendo pedido pela escola. Algumas instituições colocam itens abusivos na lista e você não tem obrigação de comprá-los – como material de higiene e limpeza. Também não é permitido exigir a marca dos produtos da lista. Fique de olho, boas compras e ótimo ano letivo para seus filhos. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete