23.8 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Trabalhadores da educação de Amambai fazem mobilização nesta 5ª

2016-09-19 23:02:00

Na ultima terça-feira (13), a direção do Sindicato dos Trabalhadores na Educação Básica em Amambai (Simted) realizou assembleia geral com trabalhadores das redes municipal e estadual de ensino para debater e organizar a mobilização do dia 22, quinta-feira, contra a retirada dos direitos da classe trabalhadora, proposta pelo Governo de Michel Temer. Foram convidados para participarem da assembleia membros do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos da Prefeitura de Amambai (Sisem) e da Associação dos Servidores Municipais da Saúde.
De acordo com a presidente do Simted, professora Olga Tobias Mariano, a participação dos trabalhadores na mobilização é importante para demonstrar ao governo federal que a categoria está atenta e vai lutar para garantir seus direitos e por uma educação pública de qualidade. "A intenção é promover uma grande aula de cidadania junto à sociedade, através da distribuição de material informativo e manifestações públicas", reforça Olga.
Programação
Manhã – 8h30, concentração na sede do Simted e, em seguida, caminhada até a região central da cidade, com distribuição de material informativo sobre os motivos da mobilização;
Tarde – 13h30, manifestação e distribuição de material informativo na praça Cel. Valêncio de Brum.
A pauta da mobilização será:
Contra a PEC 241 – O presidente Michel Temer enviou ao Congresso Nacional a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016, que congela os gastos públicos por 20 anos. Como em propostas anteriores, a exemplo do Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/16, a medida recai sobre os trabalhadores, os servidores e os serviços públicos e, especialmente, em áreas essenciais à população brasileira como a Educação e Saúde. 
Contra a PLP 257 – 
O Projeto de Lei Complementar 257 (PLP 257/2016) traz uma série de ataques aos direitos dos trabalhadores, principalmente servidores públicos – federais, estaduais e municipais. Ele faz parte do pacote de ajuste fiscal iniciado pelo governo, no final de 2014. As medidas, que buscam manter o pagamento de juros e amortizações da dívida ao sistema financeiro e aumentar a arrecadação da União, atingem diretamente o serviço público e os programas sociais.
Contra a PL 4567 –A nossa luta é para que o Pré-Sal não seja entregue às multinacionais. Liberar a operação do Pré-Sal é o primeiro passo para acabar com o regime de partilha, conquistado a duras penas pelo povo brasileiro para que o Estado possa utilizar os recursos do petróleo em benefício da população, como o investimento de 75% dos royalties do petróleo para a educação e 25% para a saúde. Não podemos permitir que a maior reserva de petróleo da atualidade seja entregue à exploração predatória das multinacionais.
Contra a Lei da Mordaça – A escola deve ser um ambiente de prática libertadora, onde todos podem se colocar, se contrapor, a partir da pluralidade de temas – com respeito às minorias e de combate a todo tipo de discriminação, seja de etnia, gênero, orientação sexual, religião, estilo de vida. Só que não é o que estabelece um Projeto de Lei intitulado de "Escola Sem Partido", preferimos chamar de "Lei da Mordaça", pois tenta usurpar o pensamento crítico do ambiente escolar.
Em defesa da Lei do Piso – A ideia de Temer é modificar a Lei 
11.738-2008 e criar um programa batizado de "Travessia Social", que daria 'bônus' aos docentes que 'melhorassem' o desempenho dos alunos e também 'aperfeiçoassem' suas práticas pedagógicas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete