19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Escolas de MS podem ficar sem aula amanhã com paralisação de professores

2016-08-15 19:36:00

As escolas públicas de Mato Grosso do Sul, municipais e estaduais, podem ficar sem aula amanhã, 15, em razão dos protestos dos profissionais de educação contra a polêmica PL 257/2016. O Projeto de Lei Complementar que trata sobre a dívida dos estados com o governo federal, foi aprovado na semana passada pelo Congresso Nacional.

A mobilização dos profissionais da educação está prevista para acontecer em todo o país. Na Capital, o movimento dos professores começa amanhã, por volta das 9 horas, em ato pelas ruas de Campo Grande. A concentração está marcada na Praça do Rádio Clube.

E está previsto também a realização de uma audiência pública na assembleia legislativa de Mato Grosso do Sul, a partir das 14 horas, com o tema “Em defesa dos Direitos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras”. Na ocasião, um dos itens que serão analisados pelos deputados estaduais é o que prevê redução de repasse para poderes, corte de gastos e congelamento de reajustes dos servidores.

Devido a agenda de amanhã, a Fetems (Federação dos trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) informou que os professores poderão paralisar por 1 dia. No entanto, a prefeitura de Campo Grande e a secretaria de educação do Estado ainda não contabilizaram o número de escola que vão aderir a paralisação. O governo do estado informou que as escolas estaduais não há nenhuma determinação, e ainda, quem decidir pela paralisação terá que repor aula.

Projeto de Lei – Conforme informou a Fetems, a PL 257/2016 poderá congelar as remunerações dos servidores públicos da União e suspender as vinculações constitucionais para a saúde e a educação.

Além disso, o PLP impõe aumento da alíquota previdenciária do servidor para 14%, fixa limites menores para as despesas com a folha de pessoal a cada quadrimestre, exige a implementação nos estados de regimes suplementares (privados) para aposentadoria de servidores e estabelece critérios para a adequação das contas públicas. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete