21.9 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

UEMS de Ponta Porã promove seminário sobre fronteira e desenvolvimento

2016-05-19 12:16:00

O Mestrado em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos, oferecido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) de Ponta Porã, recebeu a visita de dois pesquisadores da temática do Desenvolvimento. O evento foi realizado na tarde de terça-feira (17). 

O geógrafo e doutor Tito Carlos Machado de Oliveira (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS) e a também geógrafa e doutora Cleonice Alexandre Le Bourlegat (Universidade Católica Dom Bosco) que vieram participar da banca examinadora da segunda defesa de dissertação, proporcionaram aos demais mestrandos e graduandos dos cursos ofertados na Unidade, um seminário sobre Fronteira e Desenvolvimento.

O professor Tito Carlos é coordenador do Grupo de Pesquisa Centro de Análise e Difusão do Espaço Fronteiriço/CADEF e já publicou vários livros e artigos sobre a temática fronteiriça. A sua apresentação procurou discutir a necessidade de uma chave interpretativa para as especificidades dos municípios localizados na faixa de fronteira. Atualmente, seus esforços se concentram na tentativa de reunir as principais teses e propor uma teorização sobre o “processo de fronteirização” que, de acordo com o pesquisador, deve considerar aspectos e desafios atinentes a ordem mundial e a conformação latino-americana.

Na sua fala durante o seminário, Professor Tito disse que “para apreender as especificidades de cada fronteira e assim propor políticas públicas eficazes é preciso reconhecer que cada fronteira tem uma lógica de integração própria e que os aspectos conjunturais na fronteira possuem um peso e impacto mais importante do que nas cidades não fronteiriças. Do mesmo modo, as organizações políticas e as organizações econômicas estabelecem, nestes territórios, relações complexas e conflituosas”.

A professora Cleonice Alexandre, que atua no Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local ofertado pela UCDB, possui publicações e pesquisas na temática do Desenvolvimento Local e territorial além de atuar como colaboradora das Universidades da França, Itália, Canadá e Espanha. 

Sua exposição procurou destacar a evolução da discussão em torno do desenvolvimento local a partir dos desafios impostos pela globalização econômica acirrada a partir dos anos de 1980 com destaque aos principais teóricos (como Antonio Vasquez Barquero, Michael Storper, Bernard Pecqueur). Este contexto faz emergir os fatores qualitativos e imateriais do desenvolvimento local que se estabelecem enquanto força endógena do desenvolvimento territorial: os saberes territoriais que decorrem do espaço vivido cuja dinâmica requer interdisciplinaridade.

A pesquisadora frisou que não existe um modelo padrão para o desenvolvimento local, ou seja, uma experiência bem sucedida num lugar não necessariamente dará certo em outro. Portanto, cada sociedade com base nas suas experiências e disponibilidade de capital intelectual e cultural deve construir soluções para seus problemas e desafios.

A professora Eliana Lamberti, da UEMS de Ponta Porã, destacou que um dado importante a respeito do currículo dos dois debatedores que estiveram na unidade é que as teses de doutoramento de ambos é leitura obrigatória para entender a formação econômica e a agro industrialização de Mato Grosso do Sul.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 15 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Enquete