14.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Colégio CELQ: Estimulando a Criatividade com projetos educacionais

2015-11-09 10:00:00

Projetos pedagógicos do Portal Educacional Positivo do Colégio CELQ de Amambai tem transformado alunos em atores, repórteres, expositores, estimulando a criatividade e a comunicação dos mesmos. De acordo com a coordenadora do ensino fundamental, Jeny Vieira, os estudantes desenvolvem agora, o  projeto  teatral “ Era uma vez, outra vez”.

 Jeny explica que a proposta explora a releitura de famosos contos de fada, com novos personagens, criados pelos próprios alunos. O projeto favorece a socialização, a criatividade, além da expressão corporal e de pensamento. “Estes trabalhos fazem com que eles estimulem a criatividade e também se sintam valorizados com o que eles produzem, além de incentivar  as outras crianças de outras localidades a participarem e se envolverem com o teatro, por exemplo”, destaca.

O Projeto “Era uma vez, outra vez” é dividido em três etapas, sendo que duas já foram concluídas pelos alunos do Colégio CELQ. Na primeira, as crianças tiveram que criar um personagem para participar da história. Na segunda etapa, o Colégio recebeu personagens novos de outras escolas do Brasil para acrescentarem na encenação.  “Nossos alunos interagiram com turmas do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul”, conta a coordenadora.

Na terceira etapa, as crianças vão criar um novo enredo com a utilização de todos os personagens e gravar a encenação, que deverá ser enviada para o portal. A professora do 1º ano do fundamental, Madalena Flores, conta que os alunos deverão fazer uma nova história, “por exemplo, trabalhando com a Branca de Neve, eles vão criar uma nova história daquela já conhecida e essa história vai ficar arquivada por muitos anos em um Museu em Curitiba, no Paraná”, explica.

Tecnologia em benefício da educação

A professora Madalena Flores comenta sobre o uso da tecnologia na educação, que tem proporcionado muitos benefícios para o aprendizado dos alunos, desenvolvendo importantes habilidades. “Quando eles vão para o computador e veem que vão produzir algo diferente, eles se sentem muito motivados, eles vão a fundo e se dedicam ao máximo aos projetos que temos participado”, destaca a professora.

A coordenadora Jeny acrescenta que é notável o fortalecimento da colaboração pelo trabalho em grupo e acima da tudo da responsabilidade das crianças. “ Elas se sentem em uma grande responsabilidade para dar o melhor delas pelo coletivo, realmente, é muito motivador , tanto para os alunos, quanto para o educadores.”, finaliza.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete