23.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Educadores do Estado definem estratégias da greve em Amambai

2015-05-27 23:00:00

Durante assembleia geral extraordinária, realizada na manhã desta quarta-feira (27), os trabalhadores na rede estadual de ensino em Amambai formaram grupos de trabalho e escolheram uma comissão de greve.

Na ocasião, foram formados cinco grupos de trabalho que atuarão junto às escolas da rede estadual Dom Aquino Corrêa, Dr. Fernando Corrêa da Costa, Coronel Felipe de Brum, Vespasiano Martins e Guarani. Os grupos irão acompanhar a adesão da categoria e também estarão repassando informações sobre o processo de negociação com o Governo do Estado.

Além da formação dos grupos que têm a missão de fortalecer o movimento junto às unidades escolares, a categoria escolheu uma comissão de que vai definir as estratégias que serão adotadas, durante o período de paralisação. A comissão é formada pelas trabalhadoras Erli Fernandes da Silva, Mário Fernandes dos Santos, Maria Antônia dos Santos Duarte, Ramona Claide Martins Dutra, Jackson Santos Jara, Olivia Machuca Olazar Machado, Gilnei Chaves da Silva, Gilvanda Alves da Silva Reis, Sivaldo de Macedo Michenco e Ismael Vitor Idalino.

Manifestações para sensibilizar a população

Algumas manifestações de rua, com o objetivo de informar e sensibilizar a população sobre as reivindicações dos trabalhadores serão realizadas pela categoria.

Na segunda-feira (1º), pela manhã, está confirmada uma passeata pelo centro da cidade indo até a Câmara de Vereadores, onde a categoria vai acompanhar a sessão e conversar com os parlamentares. A passeata tem a participação dos trabalhadores da rede municipal, pois, nesta data a categoria também vai estar paralisada para debater a unificação da carreira, eleição direta para direção das escolas e o cumprimento do pagamento do piso salarial nacional para 20 horas/aula.

Carro de som informando a comunidade sobre as reivindicações da categoria e as atividades que serão realizadas, vai percorrer as principais ruas da cidade.

As reivindicações dos trabalhadores em educação de MS

• O reajuste dos administrativos em educação; além disso, a categoria também reivindica trazer a data base dos funcionários de escola para janeiro, atualmente é em maio, juntamente com a dos professores.

• O pagamento de 10,98% de reajuste dos professores – referente ao cumprimento da Lei Estadual n° 4.464, de 19 de Dezembro de 2013, que trata sobre o reajuste de 25,42%. No início do ano, foram concedidos 13,01% de reajuste aos professores, referentes ao Piso Nacional, porém ficou 10,98% em pendência de acordo com a Lei Estadual. No acordo firmado, até o dia 15 de maio o Governo deveria debater como esse montante seria pago com a comissão de negociação, porém isso não ocorreu.

• O pagamento de 1/3 de hora-atividade para os professores, referente a 2013. O pagamento de 1/3 de hora-atividade para os professores da Rede Estadual, equivalente a 2013, a partir de janeiro de 2015, foi acordado no Pacto pela Educação Pública de outubro de 2012 e está consolidado na Lei Complementar 165.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete