12.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Prefeitura leva projeto de inclusão digital à idosos do Conviver

2015-04-23 11:35:00

Transformar o cotidiano das pessoas, trazendo ao dia a dia mais agilidade, praticidade, funcionalismo e informação. Essa tem sido a principal vantagem dos avanços tecnológicos e, consequentemente, da inclusão digital.

 

Em Amambai, a Prefeitura Municipal, através da Smas (Secretaria Municipal de Assistência Social), por meio do CRAS (Centro de referencia da Assistência Social) em parceria com o SESI (Serviço Social da Indústria) iniciou, no início deste mês de Abril, o curso de inclusão digital para os integrantes idosos que integram o Conviver, programa ligado ao SCFV (Serviço Social de Fortalecimento de Vínculos).

 

“Diversos são os benefícios quando os idosos entram neste mundo tecnológico. Ao entrar em contato com este mundo, o idoso acaba despertando o interesse nas transformações, proporcionando o acesso a novos conhecimentos, estimulando o raciocínio e a autoestima, resultando assim na melhoria da qualidade de vida deles”, afirma Salete Ferreira, coordenadora do Conviver no Município.

De acordo com especialistas, o acesso da população idosa aos mecanismos trazidos pela era digital possibilita a manutenção de seus papéis sociais, do exercício de cidadania, a autonomia, o acesso a uma sociedade dinâmica e complexa, mantendo a mente ativa.

A aposentada Zeila Gonçalves Flores, de 66 anos, é membro do Conviver desde 1996 e garante: Idade não é barreira para adquirir novos conhecimentos. “Sempre gostei de aprender coisas novas, de ampliar os conhecimentos. Um pouco mais de aprendizado só tem a acrescentar na vida da gente”, afirma a aposentada, que explica quais são seus interesses nas aulas de inclusão digital. “Com o desenvolvimento do curso, pretendo ampliar o contato com os familiares e amigos distantes, estar conectada e também ter algo com o qual passar o tempo, além de poder acompanhar as notícias de forma mais rápida”, conclui dona Zeila.

As aulas são ministradas pela pedagoga Ramona Vicente e a funcionária administrativa Elaine Silva, além de Izabel Sanches, ligada ao Crase Juliana Roteli Gomes, estagiariade Serviço Social na Smas do Município.

O curso acontece na Biblioteca Virtual Municipal e conta com um quantitativo de 36 alunos, havendo lista de espera para ingressar nas aulas, que seguem até o mês de julho, quando haverá a entrega de certificados aos participantes.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete