18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Contribuintes de Amambai podem doar parte do imposto de renda para entidades

2015-03-26 09:41:00

Os contribuintes que têm imposto a pagar, em vez de destiná-lo ao governo, podem doar parte do valor a entidades beneficentes e abater a doação do imposto de renda devido, para isso é preciso que a instituição beneficiada se enquadre nas regras das doações com incentivo tributário.

Em Amambai, a legislação do Imposto de renda permite que se faça doação de parte de seu imposto de renda aos Fundos para a Infância e Adolescência.  Adriana Villa Amira, coordenadora do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), explica que há duas formas de doar: “A primeira forma refere-se a doações realizadas mediante depósitos durante o ano base da declaração, com limite de 6% do imposto devido, e a segunda forma são as doações realizadas diretamente no ato da Declaração, com limite de 3% do imposto devido”.

A coordenadora ressalta que a doação não aumenta o imposto de renda. “Ao fazer essa doação o contribuinte não paga nem um centavo a mais, apenas destina uma parte do imposto que iria para o governo, diretamente para as crianças do Lar do Menor, Apae, entre outras entidades de Amambai”. Esclarece Adriana.

Diogo Peixoto, presidente do Sindicato Rural de Amambai, destaca a importância da oportunidade aos produtores rurais: “Já que todo ano declaramos o Imposto de renda, não custa nada destinar uma parte desse valor a uma entidade séria e comprometida com o bem- estar das crianças e adolescentes de nossa cidade”.

Segundo a Receita Federal, o volume desse tipo de doação é baixo e o potencial de crescimento é enorme. De acordo com o Fisco, apenas 1,5% do potencial de doação do imposto devido do país é cumprido pelas pessoas físicas.

Para doar, converse com o seu contador ou indique o CNPJ do Fundo Municipal da Infância e Adolescência no preenchimento da declaração: 20.691.899/0001-16 e para mais informações a respeito das entidades beneficiadas, procure o Conselho Municipal de Defesa das Crianças e adolescentes de Amambai que fica localizado junto a Secretaria de Assistência Social. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete