22.6 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Prefeitura Presta atendimento às famílias afetadas pelo temporal em Amambai

2015-02-26 09:59:00

Uma parcela da população amambaiense foi atingida por forte temporal na tarde dessa segunda-feira (23).

O mau tempo que assolou o Município provocou danos em diversas residências, além de resultar em quedas de árvores de pequeno, médio e grande porte e comprometer o fornecimento de energia elétrica durante várias horas em toda a Cidade.

A região da Praça Central, bem como as Vilas Corrêa, Crepúsculo e Pôr do Sol foram as mais afetadas pela chuva e vento forte.

Comandada pela Secretária Municipal de Assistência Social, Eronilde Saldanha, a equipe deslocou-se de imediato para as regiões atingidas, após o término do temporal, a fim de realizar um rápido levantamento e identificar os casos mais urgentes, para então encaminhar a ajuda necessária. A partir deste levantamento, foram identificadas 32 residências destelhadas com a força do vento. 

As equipes trabalharam prontamente na distribuição de lonas para sanar as necessidades instantaneamente. “A primeira providência tomada foi cobrirmos as casas com lonas, para que, se caso a chuva retornasse ainda na segunda, nós pudéssemos manter as famílias abrigadas”, explicou o Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Vilmar Cubas. Desobstrução das vias públicas e remoção de galhos e árvores inteiras que caíram sobre muros, casas e veículos, também foram realizadas pelas Secretarias Municipais.

A segunda medida tomada pelas equipes, nessa terça-feira (24), foi o fornecimento de folhas de Eternit, pregos e o material necessário para a recuperação das residências atingidas e avaliadas como urgentes pela Smas. Em algumas situações, servidores municipais ligados às Secretarias de Obras e Serviços Urbanos auxiliaram na reposição da cobertura das casas, como em residências habitadas por casais de idosos ou portadores de deficiência que não tenham quem possa realizar o trabalho, por exemplo.

O coordenador da Defesa Civil em Amambai, Ivo Alves, alerta para os riscos existentes durante os períodos pós-temporal. “É de extrema importância que os reparos nos telhados das casas sejam realizados com o máximo de cuidado e sempre quando o mesmo já estiver seco, evitando o risco de quedas, que podem gerar ainda mais transtornos para as famílias”, explicou.

O vice-prefeito, Dr. Edinaldo Bandeira, acompanhou o trabalho de apoio às famílias afetadas, ressaltando a importância da ação rápida e eficaz, realizada pela Administração Municipal. “O mais importante nesses casos é tomar as medidas necessárias com urgência, pois se tratando de residências de famílias vulneráveis, as ações devem ser tomadas com rapidez e eficiência, como foi o caso dessa ação, que uniu todas as Secretarias Municipais e resultou em um bom trabalho em prol da população amambaiense”, avaliou Bandeira.

A equipe do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), Defesa Civil e Corpo de Bombeiros se coloca à disposição da população, através dos telefones (67) 3481-5004 – CRAS; (67) 9632-2435 – Defesa Civil e 193 – Corpo de Bombeiros.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Enquete