27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Encontro de Folclore Toro Candil acontece dias 6 e 7 em Amambai

2014-11-26 21:19:00

Acontece em Amambai nos dias 6 e 7 de Dezembro, a 7° Edição do Encontro do Folclore Toro Candil, realizado pela Associação Cultura Amambaiense (Ponto de Cultura Pájaro Campana) e Violas de São Gonçalo, duas entidades privadas sem fins lucrativos que atuam no ensino e difusão de arte e cultura gratuitamente. O evento acontece com o apoio da Prefeitura Municipal de Amambai, através da Fundesc (Fundação de Desporto e Cultura).

Segundo membros da associação, os encontros folclóricos têm como objetivo a retomada de manifestações da cultura popular que, no processo de urbanização, tendem a desaparecer.

Programação

No dia 06 de Dezembro às 20 horas e 30 minutos, acontece no CTG (Centro de Tradições Gaúchas), apresentação musical de alunos do Ponto de Cultura, da orquestra Violas de São Gonçalo, declamação de poesias pelo poeta, ator e educador Emmanuel Marinho, além da apresentação da Orquestra de Marcos Lucena y Sus Arpas Paraguaias. A entrada para o evento é no valor de R$ 10,00 e pode ser adquirida com membros da associação ou no Ponto de Cultura Pájaro Campana)

No dia 07 de Dezembro às 9 horas acontece na Chácara do Rui Cordeiro, em frente ao Parque de Exposições de Amambai, La Sortija e musica no bosque. A entrada é gratuita.
Manifestação cultural tem como foco o resgate da Cultura Regional

A máxima utilizada pela organização, que defende a perpetuação das práticas culturais é a de que “um povo só se torna grande e independente quando tem sua cultura preservada, ou quando tem coragem para assumir sua primitividade”.

Dessa forma, os realizadores do evento explicam que “é possível identificar duas práticas culturais que foram abandonadas, enquanto manifestação espontânea de um povo: O toro Candil e a Sortija. A importância de fazer a manutenção desse patrimônio imaterial se evidencia na medida em que eles são catalizadores de uma identidade local, que constantemente se veem atacada por uma cultura global, de massa. O confronto é evidente, mas é justamente ele que marca a diferença e a singularidade desta cultura, que, malgrado esta condição, não é estática. Os dois folguedos tem origem no Ocidente medieval e foram trazidos para esta região por famílias Paraguaias, que receberam essa tradição dos colonizadores europeus”, relatam.

Mais informações sobre o evento e atividades desenvolvidas pelo Ponto Cultural, podem ser adquiridas na sede da Associação Cultural amambaiense, na Rua da República, 2083 ou pelo número (67) 3481-2676.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete