26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Amambai recebe ciclo de palestras da Fundação MS

2014-11-20 12:28:00

A fundação MS em parceira com a Coopersa e a Administração Municipal promoveu  uma vasta programação com palestras e discussões a respeito dos resultados da produção do milho safrinha 2014. O evento também contou com uma visita técnica a unidade de pesquisas agropecuárias de Amambai, localizada na área da Escola Agrotécnica Lino do Amaral Cardinal.

Produtores rurais e alunos da escola Agrotecnica tiveram acesso a resultados de pesquisas sobre o manejo do solo, fertilidade, posicionamento de híbridos de milho, controle de doenças, além de conhecerem as melhores tecnologias que podem ser aplicadas nas plantações.

De acordo com o presidente da Coopersa, Christiano Bortolotto, o diferencial neste ano foram que as pesquisas, estudos e resultados apresentados tiveram foco na região de Amambai.

“Esse encontro é muito importante para quem não conhece o trabalho que vem sendo desenvolvido em Amambai. As pesquisas, que iniciaram no ano passado, já começam a mostrar resultados, que são essenciais para o desenvolvimento da atividade que sustenta a nossa economia, ou seja, estas pesquisas trazem benefícios para cada pessoa que aqui vive”, ressalta o presidente da Coopersa.

Palestras

A programação teve início às 8 horas com a palestra ministrada pelo pesquisador de fertilidade e manejo do solo, Douglas Gitti, que tratou sobre o nitrogênio na cultura do Milho Safrinha. De acordo com o pesquisador é de essencial importância que o produtor saiba quais são as fontes de nitrogênio, quando aplicar e a quantidade.

“São várias as opções para o fornecimento de nitrogênio. Contamos com os fertilizantes nitrogenados, como a ureia, nitrato de amônio, sulfato de amônio; as fontes orgânicas, como a matéria orgânica do solo, rotação de culturas, e também a inoculação com bactérias:Azospirillum”, destaca o pesquisador.

Logo em seguida, o pesquisador de fitotecnia do milho, André Lourenção, apresentou os resultados de experimentos da safrinha 2014 com o foco na região produtora de Amambai. Os resultados estão disponíveis no site da Coopersa (http://www.coopersa.com.br/) para download.

A programação contou ainda com a palestra do pesquisador de fitossanidade, José Fernando Grigolli, que tratou da importância da aplicação dos fungicidas no milho, destacando que é fundamental que o produtor analise a viabilidade econômica e a hora correta da aplicação, para saber se ela é necessária. E para finalizar a programação de palestras, o engenheiro agrônomo, Carlos Pitol, destacou as possibilidades paras as culturas de outono e inverno como o trigo, aveia, nabo forrageiro, colza, entre outras.

No período da tarde, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as atividades desenvolvidas na Unidade de Pesquisas agropecuárias de Amambai.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete