22.1 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Conselheiros tutelares são homenageados pela Câmara em Amambai

2014-11-19 14:41:00

Sérgio Santos

No Dia Nacional do Conselheiro Tutelar (18), a Câmara de Vereadores de Amambai, em sessão solene, prestou uma homenagem aos profissionais que lutam pela defesa dos direitos das crianças e adolescentes. A função surgiu com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990. Os conselheiros são eleitos pela comunidade e efetivados por um quadriênio.

A iniciativa foi sugerida pelo vereador Professor Ailton (PSB), através do requerimento 080/2014. A solenidade foi prestigiada pelo prefeito Sérgio Barbosa; pelos promotores Luiz Eduardo Sant’Ana Pinheiro (Infância e Juventude) e Eteocles Brito Mendonça Dias Júnior (1ª Vara); representantes do 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e familiares.

A sessão, presidida pelo vereador Anilson Prego (PSB), contou com as presenças dos parlamentares Professor Ailton (PSB), Roberto Protético (PSD), Daniel Riquelme de Ricarde (PTB), Ilzo Victor (PT do B) e Luiz Fernando Fischer (PR).

“O trabalho do Conselho Tutelar é de suma importância. Em Amambai, os desafios estão sendo enfrentados com coragem. Ainda temos muitos a serem vencidos, e é fundamental que o Conselho continue atuando para a proteção das crianças, adolescentes e sendo o esteio das famílias”, disse o prefeito Sérgio Barbosa.

“Temos razões para celebrar. Passados 24 anos da criação do Estatuto, depois de muita luta, temos conquistas como os direitos trabalhistas assegurados e a possibilidade de reeleição”, avaliou a coordenadora Suzana Ulisses, mencionando a Lei 2.696/2012, que impetrou alterações nos artigos 132, 134, 135 e 139 do Estatuto da Criança e do Adolescente, com reflexos diretos na atuação dos Conselhos Tutelares.

“Estamos honrados com a homenagem. Realizamos em Amambai um trabalho pautado na autenticidade e na ética”, salientou. Segundo Suzana Ulisses, a desestruturação familiar faz com que o trabalho preventivo seja cada vez mais relevante. “Sem ele, muitas vezes torna-se difícil o resgate de crianças e adolescentes”, complementou.

Atuação

Os Conselhos foram instituídos como órgãos permanentes e autônomos, não jurisdicionados, com a incumbência de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes. Antes do Estatuto, as ‘funções tutelares’ eram responsabilidades inerentes aos ‘juízes de menores’. O funcionamento dos conselhos ocorre em consonância com legislações municipais.
Nos últimos anos, graças a um engajamento expressivo das prefeituras, a atuação tem alcançado bons resultados.

Homenagens

Adriana Gomes, Marli Arce Vieira, Alba Regina dos Santos, Suzana Ulisses, Claudia D’Ávila e Idevar Chamorro receberam cumprimentos e diversas lembranças.
Na ocasião, o promotor Eteocles Brito Mendonça Dias Júnior também foi cumprimentado pelo desempenho à frente da 1ª Vara de Justiça. Ele atua em Amambai até o próximo dia 20 de dezembro. “Vou levar para minha carreira e para minha vida a experiência que tive em Amambai”, disse. “Não poderia deixar de saudar a atuação do Conselho Tutelar, que acompanhei de perto. Estão de parabéns”, concluiu.

Modificações

A Lei nº 12.696/12 modificou a redação do Estatuto da Criança e do Adolescente, alterando a disciplina dada aos Conselhos Tutelares. As adequações mais significativas são: alteração do mandato dos membros do Conselho Tutelar – de três para quatro anos; adequações do formato da lei municipal, que deve prever remuneração e direitos sociais aos conselheiros, consistentes em cobertura previdenciária, férias remuneradas, 1/3 de férias, licenças maternidade e paternidade, além de gratificação natalina, no mínimo;

supressão da garantia de prisão especial e fixação do período para o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar, que ocorre em data unificada, sempre no primeiro domingo do mês de outubro subsequente ao da eleição presidencial.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete