26.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Prefeitura organiza Seminário de Agricultura Familiar em Amambai

2014-09-16 16:42:00

A prefeitura de Amambai, através da Seagri (Secretaria Municipal de Agricultura), Semed (Secretaria Municipal de Educação) e Secretaria de Industria e Coméricio, realizam nessa sexta-feira (19), o II Seminário de Agricultura Familiar, com o tema “Agricultura Familiar e Merenda Escolar, um bom negócio para todos”.

Com início às 8h30, no Centro de Eventos da Prefeitura (antigo Alphaville), o seminário tem como público-alvo, pequenos agricultores que fornecem seus produtos para a prefeitura local, além daqueles que tem interesse em fornecê-los.

Tendo o objetivo de capacitar e incentivar os agricultores familiares a produzir com mais qualidade e com foco no fornecimento para a merenda escolar do município, o Seminário está com as inscrições abertas através da Seagri, pelo telefone 3481-2205. As vagas são ilimitadas e os interessados podem se inscrever até mesmo na portaria, durante a abertura do Seminário.

Francielle Perini Zanatta, nutricionista vinculada à Semed, descreve a importância da capacitação na alimentação dos alunos da rede pública municipal. “Um dos objetivos centrais do seminário é o incentivo à alimentação saudável, além de estimular os agricultores a produzir um alimento com maior cuidado, da maneira correta. Proporcionando esse incentivo inicial, a capacitação vai de encontro com o resultado final, que são produtos de boa qualidade, melhorando o valor nutricional da merenda escolar do município”, destaca.

Dentro do programa de alimentação escolar, existe a valorização de uma alimentação saldável, que engloba produtos como hortaliças, verduras, frutas, entre outros alimentos de produção agrícola. Tal implementação traz resultados, não só alimentares, mas também econômicos para o município. “O aumento dos produtos oriundos da agricultura familiar na merenda escolar, além do foco nutricional, tem por objetivo fomentar o desenvolvimento local e atender às exigências do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), que exige que pelo menos 30% do valor repassado para a alimentação escolar seja investido em produtos de agricultura familiar”, pondera a nutricionista Lívia Maria Pereira, também vinculada à Semed.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete