27.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Dias destaca importância educacional do “Parlamento do Futuro”

2014-08-19 06:32:00

Vilson Nascimento

O presidente da Câmara Municipal de Amambai, vereador Roberto Dias (PSDB) destacou a importância educacional do programa “Parlamento do Futuro” para formar cidadãos politicamente conscientes, ou seja, conhecedores dos trâmites da administração pública municipal.

Implantado em Amambai pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), consiste na eleição, em cada escola da rede municipal de ensino, inclusive nas aldeias indígenas, de um “vereador mirim” escolhido pelos próprios alunos que, em sessões semelhantes às do Poder Legislativo, deliberam sobre projetos cujos temas são de interesse de cada comunidade escolar e da população de modo geral.

À convite de Roberto Dias, os parlamentares do futuro visitaram a Câmara Municipal de Amambai na sessão de reabertura dos trabalhos legislativos, após o recesso regimental do mês de julho e foram recebidos de braços abertos pelos vereadores.

Durante a sessão ordinária eles tiveram espaço especial em plenário e puderam fazer perguntas sobre temas gerais aos vereadores que buscaram responder a cada uma delas com o máximo de clareza possível.

Durante a visita, também a convite do vereador Roberto Dias, os “parlamentares do futuro” conheceram os gabinetes, as secretarias e tomaram conhecimento de como funciona a Câmara e sobre atribuições institucionais do Poder Legislativo Municipal.

“É um programa formidável. Está de parabéns a Secretaria de Educação e a administração municipal pela iniciativa”, disse Roberto Dias ao destacar que, além dos conhecimentos adquiridos para si próprios, os vereadores mirins se tornarão multiplicadores, levando o que aprenderam dentro do Parlamento do Futuro para os colegas em sala de aula, para os seios de suas famílias e para a comunidade onde residem em geral.

“Com conhecimento político e sobre a função de cada poder constituído, o cidadão passa a conhecer melhor seus direitos e também seus deveres perante a sociedade onde vive. O programa Parlamento do Futuro oferece essa prerrogativa aos alunos da rede municipal de ensino aqui em Amambai, por isso esse programa recebe nosso total apoio”, disse Roberto Dias.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete