16.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Programa Leite Forte beneficia dezenas de produtores de Amambai

2014-07-30 09:31:00

Bruno Martins

Uma iniciativa envolvendo diversos setores de desenvolvimento do Estado, criou em 2013, um dos programas que mais vem crescendo e oferecendo melhores formas de trabalho e consequentemente de lucro aos produtores de leite de todo o Mato Grosso do Sul.

O programa Leite Forte, foi criado para oferecer suporte técnico e trazer mais oportunidades aos produtores leiteiros do Estado. Em Amambai o programa foi implantado em abril desse ano e, segundo o técnico agropecuário, Arthur Christiano, mesmo com esse curto espaço de tempo os resultados já podem ser notados.

A iniciativa Leite Forte, consiste em apresentar aos pequenos e médios produtores, formas de manejo e cuidados que lhe trarão resultados mais expressivos, sem a necessidade de altos investimentos, somente com algumas mudanças.

O técnico responsável pelo programa em Amambai, relata que desde a implantação na cidade, cada vez mais produtores tem sido beneficiados com a melhora nas suas propriedades. Hoje a cidade conta com 41 pequenos produtores atendidos pelo programa, sendo que desses, 17 do assentamento Guanabara e 8 do assentamento Sebastião Rosa da Paz, todo o restante são de propriedades próximas a cidade.

Arthur Christiano relata ainda que os produtores amambaienses tiveram uma boa aceitação com relação a implantação do programa na cidade, “hoje a secretaria de agricultara de Amambai conta apenas com 1 técnico capacitado para desenvolver esse trabalho, como o programa é de continuidade, temos que estar visitando esses produtores diariamente, o que se torna muito complicado, isso porque hoje contamos com 41 produtores sendo monitorados, o que nos obriga a fazer mais de uma visita por dia, isso demonstra a procura desses criadores por novas técnicas de produção”, comentou o técnico.

Além de apresentar novas técnicas e formas de melhoramento na produção, o programa Leite Forte proporciona aos pequenos e médios produtores, diversos encontros em propriedades onde o programa tenha sido desenvolvido e apresentado bons resultados, esses intercâmbios, ajudam na troca de informações e experiências, expandindo o conhecimento dos produtores.

Produtores de leite de Amambai e municípios vizinhos, já participaram desses intercâmbios em propriedades rurais em todo Estado, caravanas tem viajado e conhecido novas formas de manejo com os animais e consequentemente melhoras na sua produção.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete