33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Comércio amambaiense contraria índice estadual e cresce no primeiro semestre de 2014

2014-07-19 09:00:00

Bruno Martins

No último dia 16, foi comemorado em todo o Brasil, o dia do comerciante, data que lembra de todos aqueles que desdobram para que a renda de seu trabalho auxilie no desenvolvimento de sua região.

Números divulgados pela JUCEMS (Junta Comercial do Estado) de Campo Grande mostraram que o primeiro semestre de 2014 não foi muito positivo para as empresas e o comércio do Mato Grosso do Sul, o índice de abertura de novas empresas caiu o equivalente a 13,2% com relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo dados, esse enfraquecimento comercial pode ser atribuído ao longo período voltado para a copa do mundo, onde as cidades e estados que não receberam os jogos foram muito afetadas, segundo a JUCEMS, desde o começo do ano até hoje, surgiram 3.453 novos negócios no Estado, um número bem abaixo da quantidade apresentada no mesmo período do ano passado que foi de 3.981 novos empreendimentos.

Com base nesses dados podemos afirmar que Amambai tem seguido na contra mão dos índices estaduais, isso porque, a quantidade de novas empresas constituídas na cidade aumentou significativamente com relação ao número de comércios que fecharam.

Informações repassadas pela Junta Comercial de Campo Grande revelaram que desde janeiro de 2014 até o último mês de junho, foram abertas em Amambai 133 novas empresas, sendo que o número de empreendimentos extintos foi de 20 empresas, entre novas e antigas.

Esses números se resumem em novas alternativas para a população da cidade, isso porque a diversificação de alternativas obriga os comerciantes a serem mais competitivos nos preços e na qualidade dos seus produtos, além de terem que oferecer formas de pagamento e criar mecanismos que agradem e cativem seus clientes.

A cidade possui hoje em atividade, o total de 1.672 empresas, 246 a mais que no ano de 2012 e um total de 116 a mais que o ano passado. Também na comparação semestral desse ano com o anterior, a quantidade de negócios fechados diminuiu 15,72% em Mato Grosso do Sul. A quantia caiu de 941 nos seis primeiros meses de 2013 para 793 no mesmo período de 2014, em nível estadual.

Criado pela Lei nº 2048, de 26 de outubro de 1953, o Dia do Empresário do Comércio (dia do Comerciante) teve como base a data de nascimento do economista e político José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, Patrono do Comércio Brasileiro.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete