18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Amambai receberá Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro dia 26

2014-04-22 14:38:00

Amambai está entre as nove cidades que vão receber o projeto Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro, desenvolvido pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, criado para levar apresentações gratuitas a teatros, espaços alternativos, ruas e praças de municípios do interior durante este mês de abril.

E para a cidade crepúsculo, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul separou o espetáculo “Circo Las Muchachas”, da Mambembe Trupe Teatral que será encenado dia 26 (sábado), às 19 horas, no Parque da Cidade, encerrando as apresentações deste mês pelo Estado.

O Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro busca divulgar as produções do Estado e estimular a cultura, assim em parceria com a Fundação de Desporto e Cultura de Amambai (Fundesc) vai reproduzir uma excelente peça teatral em Amambai.

Em sete anos o projeto contemplou um público aproximado de 70 mil pessoas em cerca de 270 apresentações, atingindo 80% das cidades do Estado. Em 2014 o projeto deverá chegar a 30 cidades com 40 apresentações de espetáculos de diversos gêneros.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Teatro da Fundação de Cultura, Márcio Veiga, o Circuito possibilita uma melhor visualização do que é produzido no Estado, já que muitas peças não são vistas no interior por falta de espaços. “O projeto aproxima o espetáculo da platéia”, explica.

“Os investimentos aplicados demonstram o compromisso da Fundação de Cultura e do governo do Estado nesta área. Investir no teatro é fortalecer a identidade cultural do Estado, aprimorar o pensamento crítico da população e oferecer a oportunidade de contato com essa arte profundamente criativa”, analisa o presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros.

Selecionados

A Fundação de Cultura recebeu 23 propostas, todas encaminhadas com documentação completa e dentro do prazo. Após o processo de avaliação, e tendo como base o edital de seleção, foram escolhidas seis propostas teatrais de grupos que possuem atividades comprovadas em Mato Grosso do Sul há pelo menos dois anos.

Entre os espetáculos adultos ou para infância e juventude que possam ser apresentados em teatros ou espaços com palco italiano e iluminação especial foram selecionados: grupo Flor e Espinho Teatro com o espetáculo Godgle – Uma estranha vontade de chegar a algum lugar, Associação Cultural Fulano di Tal com O Santo e a Porca e Grupo Identidade Teatral com Noivo por encomenda.

Na categoria de espetáculos de rua ou de linguagem circense que possam ser apresentados em espaços abertos (ruas, praças, pátios de escolas, ginásios, quadras de esporte) foram selecionados: Teatro Imaginário Maracangalha com o espetáculo Areotorare, Associação Cultural Aplausos com Cadê e Mambembe Trupe Teatral com Circo Las Muchachas.

Serviço – Todas as apresentações são gratuitas. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete