Gazeta de Amambaí


Quarta-Feira, 07 de Novembro de 2018 às 09:03

Confira o resumo da Sessão da Câmara de Amambai

Vereador Darci José da Silva

Indicação 252/2018

Assunto: revitalização da pintura dos Centros de Educação Infantil de nosso município.

O vereador apresentou a indicação solicitando ao prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de fazer a revitalização da pintura dos Centros de Educação Infantil de nosso município.

JUSTIFICATIVA:

As ações de revitalização nas creches têm a finalidade de promover a qualidade de vida das crianças, contribuindo em seu desenvolvimento, do mundo infantil para o mundo adulto, utilizando a reflexão de valores que o cercam e o seu próprio existir no mundo.

Enfim, a execução da pintura nas creches proporcionará vida nova, com paredes coloridas e desenhos que fazem parte do universo infantil. O objetivo da ação é despertar o interesse dos alunos pela escola e estimular o aprendizado em um ambiente colorido e agradável.

Assim, aproveitando o período de recesso escolar, que se encontra próximo, o que possibilita que todas as salas de aula, corredores e outras dependências possam receber os serviços de pintura, sem causar riscos aos alunos.

 

Vereador Dilmar Bervian

Indicação 253/2018

Assunto: implantação de CICLOVIA com sinalização na Rua D. Pedro II

O vereador apresentou a indicação ao prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade da implantação de CICLOVIA com sinalização horizontal, vertical e demarcação com tachões refletivos na Rua D. Pedro II, iniciando no Residencial Dom Leon na saída para Ponta Porã, por toda a sua extensão pavimentada, ou seja, com o término da pavimentação desloca-se para a Rua da República até seu final na Vila Alcindo Franco Machado, novamente deslocando para a Avenida Pedro Manvailer em direção a Vila Limeira até a saída para Tacurú.

JUSTIFICATIVA:

Devido as dificuldades de desviar o tráfego pesado da Avenida Pedro Manvailer, indicamos a implantação desta ciclovia para maior comodidade e segurança aos ciclistas.

 

Vereador Fernando Fischer

Indicação 248/2018

Assunto: Incentivo municipal para empresa

O vereador apresentou uma indicação ao prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, conforme Lei Municipal nº 2.162/2009 que trata da política de incentivo ao desenvolvimento econômico industrial do município de Amambai, solicito a possibilidade de incentivo a empresa Rogilnei Joaquim Dos Santos, com suas atividades na Rua Sete de Setembro 3.591, centro.

Os proprietários adquiriram um terreno na Avenida Pedro Manvailer, n° 1.677, ao lado da empresa Agro Campo e, já possuem a estrutura do barracão (14X20), sendo assim, solicitamos a possibilidade do Executivo Municipal estar incentivando a empresa com a doação da cobertura do referido barracão. 

JUSTIFICATIVA:

 

Atualmente a empresa acima citada paga aluguel no local onde eles prestam serviço, no ramo de mecânica em geral, e os proprietários adquiriam um terreno na Avenida Pedro Manvailer, n° 1.677, ao lado da empresa agro campo e, já possuem a estrutura do barracão (14X20), assim solicitamos a possibilidade do executivo de Municipal estar incentivando a empresa com a doação da cobertura do referido barracão.

 

Vereador Geverson Vicentim

Requerimento 092/2018

Assunto: informações sobre o número de obras da gestão municipal

O vereador apresentou o requerimento verbal solicitando ao prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, que envie a esta Casa de Leis, informações que estão sendo divulgadas pela mídia oficial do município, tendo em vista que mais de cem obras foram numeradas e demarcadas com placas pela administração pública, por essa razão solicitamos as seguintes informações:

1.       Numericamente qual a quantidade de placas de obras do município e qual o objeto da obra;

2.       Quantas e quais as obras que foram concluídas, especificadas numericamente;

3.       Quantas e quais obras estão em andamento especificadas numericamente;

4.       Quantas e quais obras estão paralisadas, especificadas numericamente;

5.       Quantas ainda não iniciaram, especificadas numericamente.

 

Vereador Humberto Hasegawa

Indicação 250/2018

Assunto: distribuição de calcário voltado as pequenas propriedades rurais e aldeias do município.

O vereador apresentou uma indicação solicitando ao Senhor Diretor Presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – AGRAER, André Nogueira Borges, a possibilidade de implantar em nosso município, um entreposto regional para distribuição de calcário voltado as pequenas propriedades rurais e aldeias do município.

JUSTIFICATIVA:

A utilização do calcário é fundamental para a recuperação de áreas rurais degradadas, corrigindo a acidez do solo, fornecendo cálcio, magnésio e nutriente para a planta.

Esse incentivo é muito importante para a agricultura, porque irá contribuir para a melhoria da qualidade do solo dos agricultores familiares do município e consequentemente a obtenção de maior produtividade.

Está em andamento uma emenda parlamentar de 3,5 milhões de reais para compra de 40.000 toneladas de calcário para todo estado do Mato Grosso do Sul e a vinda deste entreposto regional irá beneficiar todas as cidades próximas de Amambai, além dos nossos agricultores familiares das vilas Santo Antônio, Nossa Senhora Aparecida, Assentamentos Magno de Oliveira, Guanabara, Sebastião Rosa da Paz e Loteamento Querência.

 

Vereador Ilzo Victor

Indicação 244/2018

Assunto: recursos para a aquisição de 02 (duas) mesas cirúrgicas para o Hospital Regional de Amambai.

O vereador entrou com a indicação solicitando ao Senhor Governador do Estado de MS, REINALDO AZAMBUJA, a possibilidade de viabilizar recursos para a aquisição de 02 (duas) mesas cirúrgicas para o Hospital Regional de Amambai.

JUSTIFICATIVA:

Senhor Governador, o Hospital Regional de Amambai necessita urgentemente de duas novas mesas cirúrgicas, tendo em vista que os equipamentos existentes já sofreram desgastes e necessitam ser substituídos, permitindo assim que o hospital tenha um atendimento de qualidade, levando em consideração o aumento significativo de cirurgias realizadas em nosso hospital.

 

Nosso município atende hoje o programa regional de cirurgias eletivas, através do Consórcio Intermunicipal da Região Sul, que inclui ainda as cidades de Aral Moreira, Sete Quedas, Tacuru, Coronel Sapucaia e Paranhos.

 

Diante do exposto, contamos mais uma vez, com a atenção que lhe é peculiar, no sentido de atender a nossa solicitação, com referência as melhorias na área de saúde.

 

Vereador Ismael Kaiowá

Indicação 251/2018

Assunto: Implantação do Projeto “Multiprofissionais nas Escolas da rede municipal da cidade de Amambai”

O vereador entrou apresentou uma indicação ao prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, para que viabilize o Projeto “Multiprofissionais nas Escolas da rede municipal da cidade de Amambai” por meio da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Desporto e Cultura.

JUSTIFICATIVA:

A indicação tem como objetivo atender alunos da rede municipal em forma de mutirão semestral por profissionais em Psicologia, Clinico Geral, Odontologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Oftalmologia e Educador Físico.

O projeto tem como objetivo diagnosticar possíveis doenças nos alunos da rede municipal de ensino.

 

Vereadora Janete Córdoba

Indicação 245/2018

Assunto: Implantação de um treinamento de Primeiros Socorros para os servidores e professores

A vereadora entrou com a indicação solicitando ao senhor prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, que analise a implantação junto ao órgão competente (Corpo de Bombeiros e Defesa Civil) de um treinamento de Primeiros Socorros para os servidores e professores lotados nos estabelecimentos de ensino, incluindo também as entidades de nosso município.

JUSTIFICATIVA:

Considerando que a ocorrência de acidentes ou emergências são comuns em estabelecimentos de ensino e em entidades.

Considerando que no estabelecimento de ensino podem ocorrer diversos acidentes, como: bebês engasgarem com a mamadeira, crianças engasgarem com comida, alunos em geral podem sofrer quedas, entre outras diversas situações que podem gerar a necessidade de atendimento emergencial, e, nestes casos, se não houver alguém preparado no local, podem ocorrer maiores complicações até a chegada de um socorro qualificado.

 

Considerando ainda que a prestação de primeiros socorros não exclui a importância de um médico, mas o auxílio poderá ser a diferença entre uma recuperação rápida e sem sequelas ou uma recuperação lenta e com sequelas. A presença de um socorrista pode significar o início de uma ação de emergência que pode salvar a vida de uma pessoa.

 

Por tais razões, solicitamos ao Prefeito Municipal a implantação do treinamento junto ao Corpo de Bombeiros para assim capacitar os servidores, educadores e membros das entidades, quanto aos procedimentos básicos em caso de emergência, ensinando o que deve e o que não deve ser feito em uma emergência.  São técnicas simples, mas que podem salvar vidas e, ainda, servirá para desenvolver o aprendizado também fora das instituições educacionais, ou seja, em suas residências e até mesmo nas ruas.

 

Vereador Luciano Maurício

Indicação 247/2018

Assunto: Manutenção de ruas

O vereador entrou com a indicação solicitando ao prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de viabilizar recursos para a manutenção das ruas Alcindo Franco Machado que corta as Vilas Marechal Rondon, Martins e, também, os últimos cem metros da Rua Nicanor Franco, na Vila Monte Cristo.

JUSTIFICATIVA:

A manutenção das ruas é de suma importância, pois as fortes chuvas causaram diversos buracos, deixando as ruas intransitáveis gerando transtornos no deslocamento dos moradores das regiões citadas e, em alguns pontos necessitam de cascalhamento para nivelar as valas causadas pelas enxurradas, melhorando o deslocamento de todos que trafegam pelas ruas.

 

Vereador Maikell Ruiz

Indicação 243/2018

Assunto: Reforma na Cobertura dos Pontos de Ônibus

O vereador entrou com uma indicação ao Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de realizar a Reforma na Cobertura dos Pontos de Ônibus, existentes na Avenida Pedro Manvailer, no município de Amambai.

JUSTIFICATIVA:

Quem depende do transporte coletivo no município enfrenta alguns problemas referentes às condições dos pontos de embarque e desembarque. Assim, se faz necessária a reforma nas coberturas dos pontos de ônibus, localizados na Avenida Pedro Manvailer, pois as estruturas dos mesmos encontram-se bastante danificadas, sem proporcionar aos cidadãos proteção contra sol e chuva.

O local para embarque e desembarque, diariamente é utilizado por várias pessoas que dependem dos ônibus que passam pelo local, justificando o investimento da manutenção dos pontos a fim de evitar que os usuários sofram algum transtorno.

Através desta indicação queremos garantir que as pessoas tenham acesso a uma melhor acomodação, enfatizando a necessidade de priorizar a acessibilidade e a mobilidade urbana.

Sendo assim, aguardamos as providências necessárias para que possamos atender.

 

Vereador Roberto Dias

Indicação 235/2018

Assunto: implantação de “lousas digitais” o sistema denominado “Smarte Notebbok”, nas escolas municipais

O vereador apresentou uma indicação ao Senhor prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de disponibilizar recursos para a implantação de “lousas digitais” o sistema denominado “Smarte Notebbok”, para as Escolas Municipais Marlene Vilarinho de Albuquerque, Antônio Pinto da Silva, Ayrton Senna da Silva e Flávio Derzi.

JUSTIFICATIVA:

Senhor Prefeito, a lousa digital representa um grande avanço para a educação. Hoje nossos alunos estão à frente do professor no que diz respeito à tecnologia, e a chegada desse sistema faz dinamizar as aulas, garantindo ao professor melhores condições para trabalhar as matérias e consequentemente um ensino de melhor qualidade para os alunos, até porque com a lousa digital o professor terá nas mãos um instrumento que o auxiliará a tornar o ensino mais atrativo para os alunos, com isso tendo melhores condições de explicar os conteúdos e esclarecer as dúvidas dos alunos.

Sabemos que podemos contar com vosso empenho, pois já uma característica dessa administração no que diz respeito à educação de nosso município.

 

Vereador Roberto Sangue Bom

Indicação 246/2018

Assunto: patrolamento, cascalhamento e compactação da Rua Arlindo Pinto, na Vila Cristina.

O vereador apresentou a indicação solicitando ao prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de se fazer o patrolamento, cascalhamento e compactação da Rua Arlindo Pinto, na Vila Cristina.

JUSTIFICATIVA:

Senhor Prefeito, a solicitação tem como objetivo atender a reivindicação que recebemos por parte dos moradores que justificam que em períodos de muita chuva, tendo em vista que o terreno daquela região é arenoso e, em virtude de águas paradas nas ruas, a população enfrenta graves problemas de saúde.

Certos de contarmos com seu costumeiro apoio e pronto atendimento, aproveitamos a oportunidade para agradecer os trabalhos já realizados em nosso município

Fonte: Assessoria Câmara de Amambai

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Cidade

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.