20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Rotary incentiva Campanha de Vacinação em Amambai

2018-08-18 10:36:00

O Rotary Clube de Amambai realiza ação de conscientização para a Campanha de Vacinação contra a Poliomelite e Sarampo. Nese sábado, 18 de agosto, durante o dia todo, a equipe de voluntários do Rotary se concentraram na praça Coronel Valêncio de Brum realizando uma ação aos pais e responsáveis a cerca da importância da imunização das crianças de um ano (12 meses) a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

A campanha teve início no dia 6 de agosto e segue até o dia 31 de agosto em todos os postos de saúde de Amambai. Neste sábado, 18, aconteceu o Dia D de mobilização, em todos os postos de saúde de Amambai.

De acordo com o presidente do Rotary, Edmilson Sanches, foram entregues panfletos explicativos aos pais, informando-os sobre a campanha e a importância da prevenção. No local também teve brinquedo cama eslástica infantil(Pula Pula), distribuição gratuita de algodão doce para as crianças e uma unidade móvel de saúde da prefeitura de Amambai.

A campanha tem o objetivo de aumentar as coberturas vacinais para evitar a reintrodução de doenças já eliminadas no país. Casos de sarampo foram registrados no Brasil recentemente, colocando em alerta a população. O Ministério da Saúde considera a baixa procura pela vacinação, como um dos motivos pela volta da doença.

Legislação

De acordo com Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei 8.069/90, é garantida às crianças o direito à saúde e a vacinação é obrigatória. Os pais ou responsáveis, que deixam de imunizar seus filhos, estão desrespeitando o Estatuto e podem responder criminalmente por colocar a saúde de suas crianças em risco e também por possíveis disseminações de doenças à sociedade, que poderiam ser prevenidas por meio da vacinação.

Sarampo e Poliomielite

De acordo com o site do Ministério da Saúde, a Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

Já, o sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete