21.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Administrativos da Rede Estadual de Ensino em greve, realizaram manifestação nesta quarta

2018-04-11 19:30:00

Durante a manhã desta quarta-feira (11), servidores administrativos da Rede Estadual de Ensino em Amambai estiveram reunidos na praça Cel. Valêncio de Brum manifestando descontentamento com o Governo Estadual, referente ao não atendimento as suas reivindicções. O ato faz parte da mobilização grevista que abrange os servidores administrativos que atuam na rede de ensino, em todo estado.

Durante a manifestação, os trabalhadores levantaram cartazes e expuseram suas reivindicações às pessoas que por ali passaram.

Para a funcionária administrativa Maria Tânia Ximenes, que atua há 19 anos como servidora do estado, a manifestação é válida porque ressalta a força dos trabalhadores.

"Nós sempre estivemos envolvidos nas paralisações dos professores, mas agora chegou a nossa vez, agora é a nossa luta e não podemos desistir, temos que mostrar que também somos unidos e que juntos, temos força", afirmou a servidora.
De acordo com o presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação Básica (Simted) de Amambai, professor Humberto Vilhalva, Amambai conta hoje com cerca de 80 funcionários administrativos do estado e todos paralisaram suas atividades.

Reivindicação

As reivindicações apresentadas pela categoria são: Incorporação em 2018 do abono salarial à carreira profissional de Educação Básica e apoio à Educação Básica, previsto na Lei número 4.868/2016.

A categoria afirma que são responsáveis pelos serviços de manutenção, limpeza, merenda e do funcionamento burocrático das secretarias das Escolas Públicas Estaduais e continuam com salario base menor que o valor do salário mínimo vigente no país.

Movimentação

A greve foi deflagrada nessa terça-feira (10) em todo estado, mas a movimentação iniciou já na semana anterior e na segunda-feira, 9 de abril, a direção do Simted de Amambai organizou uma reunião para repassar aos servidores informações sobre o processo de reivindicações da categoria.

Para amanhã, quinta-feira (12), os trabalhadores programaram uma panfletação em frente as escolas estaduais no município nos horário de entrada e saída de alunos, para que estes entendam a luta travada pelos profissionais e possam prestar apoio a categoria.

Escolas de Amambai já sentem a falta dos servidores

Contatada pela reportagem do jornal eletrônico Amambai Notícias, a direção de uma das escolas da rede estadual de ensino, a Dom Aquino Côrrea, afirmou que a comunidade escolar já tem sentido a falta dos profissionais em greve, principalmente os responsáveis pela limpeza e manutenção da escola.

"Em relação ao lanche, nós não estamos servindo e os alunos têm trazido de casa, o que mais tem sido difícil pra nós, é realmente a limpeza, em especial dos banheiros. Mesmo tendo conversado com os alunos, está difícil manter", afirmou o diretor adjiunto, Altamir dos Santos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete