20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Iagro alerta para casos de raiva em Amambai

2017-08-13 19:12:00

Por meio de um comunicado aberto, a IAGRO noticiou foco de raiva no município de Amambai, bem como os cuidados e medidas que devem ser tomadas. Confira o comunicado na íntegra:

Vimos por meio deste informar que foram confirmados casos de raiva em herbívoros neste município e arredores. A IAGRO está fazendo trabalhos de orientação nas propriedades pertencentes ao perifoco. Porém julga-se relevante fazer a divulgação de informações corretas por meio do Sindicatos Rural de Amambai à toda população de interesse.

A raiva é transmitida pelo morcego hematófago e acomete todas as espécies de mamíferos domésticos e selvagens, inclusive o homem, sendo letal na maioria dos casos. Os herbívoros inicialmente apresentam hiperatividade seguida de sintomatologia nervosa como transtornos locomotores, dificuldade de movimentação evoluindo para paralisia progressiva e morte.

Se forem observados animais com esses sintomas, a IAGRO deve ser notificada para que possa fazer coleta de material para exames laboratoriais. Vale ressaltar que esse exame não tem custo para o produtor e que a suspeita ou diagnostico de raiva não ocasiona interdição da ficha sanitária, tampouco o sacrifício de animais sadios.

Esta agência ainda recomenda a vacinação contra raiva para todas as espécies de mamíferos neste município, sendo um alerta prioritário para as propriedades que margeiam o rio Amambai e seus afluentes. A vacina pode ser encontrada nas revendas veterinárias.

A IAGRO coloca-se à disposição para os eventuais esclarecimentos que se fizerem necessários.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete