21.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Coopersa incentiva formação de estudantes com programas de estágio

2017-07-21 12:21:00

A Cooperativa Agroindustrial Amambai vem há 24 anos promovendo o desenvolvimento do município de Amambai. Além dos trabalhos técnicos prestados aos produtores rurais da região, a Coopersa sempre busca interagir com a comunidade, cumprindo o papel social da Cooperativa.

Entre as atividades desenvolvidas com outros setores, a Coopersa também interage com a educação, oferecendo estágios a estudantes da escola Agrotécnica Lino do Amaral Cardinal e de outras instituições de nível superior.

Alexandra Paola cursa o 2º ano do ensino médio na Escola Agrotécnica Lino do Amaral Cardinal, e desde o início de julho realiza estágio na Coopersa.  “Para mim está sendo muito boa a experiência, os nossos supervisores são excelentes profissionais que se dedicam muito para nos ensinar. Como estou no 2º ano na escola a minha turma está começando a ver mais coisas relacionadas ao trabalho prático, acredito que quando chegar no 3º ano, vou poder aproveitar muito mais, pois já vou ter a experiência prática.” Comenta a estudante.

Outro estudante que também aproveita a oportunidade para ir além das teorias estudadas em sala de aula é o Mateus Ricardo Costa, acadêmico do curso de Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. “Vivenciar a futura profissão na prática é algo muito interessante. A gente sai a campo com os agrônomos da Coopersa, acompanha as informações e situações reais. Os profissionais que acompanham a gente têm muito conhecimento, bastante experiência na área, então, eles têm muita coisa para passar para nós, o que para gente é uma ótima oportunidade para nossa formação”, comenta o acadêmico de Agronomia.

Papel social

De acordo com supervisor comercial da Coopersa, Glaidson Otaño, a Cooperativa, por meio dos estágios oferecidos, tem como objetivo promover a interação entre os grupos de alunos, de vários cursos ligados ao setor agropecuário. “Aqui eles podem acompanhar e vivenciar o dia-a-dia da futura profissão deles, para que eles tenham a certeza que estão no caminho certo e também para conhecer quais as dificuldades e os benefícios que eles vão encontrar no dia-a-dia”, Glaidson acrescenta também que estas atividades somadas a outras já realizadas, cumprem o papel social da Cooperativa. “Nós buscamos esta interação e relação com a comunidade para também divulgarmos a importância do cooperativismo dentro de nossa sociedade”, finaliza.

Treinamentos

Além das atividades no campo, os estagiários também participam de treinamentos junto com os engenheiros agrônomos. No dia 19 de julho, os profissionais da Coopersa receberam um treinamento da empresa Simbiose, que trouxe informações sobre o uso de produtos da linha biológica que não agridem o meio ambiente e nem o aplicador.

A Agrônoma da empresa Simbiose, Amanda, destaca que os produtores da região estão começando a aderir este tipo de produto e que o treinamento para a Cooperativa é muito importante para que eles saibam como ele funciona e possam assim, tirar as dúvidas dos produtores. “Nós estamos apresentando para a Coopersa, a linha de produtos da Simbiose. É uma novidade na região e aos poucos os produtores estão começando a aderir esta nova tecnologia, mas ainda há muitas dúvidas no seu uso, já que estão acostumados a usar os químicos. Agora os produtores podem utilizar os produtos biológicos, que conseguem combater tanto as pragas quanto as doenças”, explica a agrônoma da Simbiose.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete