14.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

MP e Defensoria pedem interdição do presídio em Amambai

2017-05-27 09:23:00

Vilson Nascimento

O Ministério Público, por meio da promotora de Justiça, Dra. Nara Mendes dos Santos Fernandes e a Defensoria Pública, representado pelo defensor público Dr. Marcelo Marinho da Silva, protocolaram nessa sexta-feira, 26 de maio, junto à 1ª Vara de Execuções Penais da Comarca de Amambai, um “pedido de interdição” da PAM (Penitenciária de Amambai).

O presídio, que é considerado de segurança média, tem capacidade para 67 detentos, mas hoje abriga mais de 200 presos no setor do regime fechado.

De acordo com laudo expedido pela Vigilância Sanitária do município à pedido das instituições, celas com sete beliches de concreto e capacidade máxima para 8 pessoas estão abrigando 20 detentos.

A superlotação proporciona, segundo a Defensoria Pública e o Ministério Público Estadual, condições sub-humanas, obrigando os detentos a se revezarem na hora de dormir.

Por conta da situação de superlotação, segundo a Defensoria Pública, muitos detentos já começam a apresentar problemas nas pernas por conta do elevado tempo que tem que permanecer em pé ou em postura inadequada.

Outra preocupação, segundo a Defensoria Pública, está em relação à saúde dos detentos. Segundo o laudo apresentado pela Vigilância Sanitária luz natural é quase inexistente, falta manutenção e os banheiros das celas exalam mau cheiro proveniente de esgoto.

De acordo com o laudo disponibilizado pela Defensoria Pública à reportagem doA Gazeta, também existem problemas de ordem de estrutura física das instalações, que era uma delegacia de polícia e foi transformada em presídio, em outros setores, como na cozinha, por exemplo.

Bomba prestes a explodir

A preocupação tanto do Ministério Público como da Defensoria Pública em relação à Penitenciária de Amambai se estende além dos muros do presídio.

Localizado no centro comercial da cidade e com estrutura física da edificação frágil, já que não foi construída para servir de presídio, em caso de rebelião é notória, segundo as duas instituições, a possibilidade de uma fuga em massa, colocando em risco a segurança da população.

Sem mais presos

No pedido de interdição protocolado nesta sexta-feira, o Ministério Público e a Defensoria Pública pedem ao Poder Judiciário a proibição imediata da inclusão de novos presos na Penitenciária de Amambai até que o Governo do Estado e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) reduza, por meio de transferência, por exemplo, o número de detentos ao patamar de lotação do normal do estabelecimento prisional, que é de 67 pessoas.

Para ver o relatório da Vigilância Sanitária sobre a situação do presísio clique no link abaixo.

Clique aquihttps://www.agazetanews.com.br/anexos/oficio-recebido-secretaria-de-saude.pdf

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete