18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Prefeitura promove curso de brigada de incêndio para associações de moradores

2017-03-28 16:25:00

A Prefeitura de Amambai ofereceu curso de formação de brigadas de incêndios para as associações de moradores. As aulas foram ministradas pela engenheira civil do município, Rosilene Martins Subrinho Vaz, que também é engenheira de segurança do trabalho, cadastrada no Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.

Nesta etapa o curso atendeu cerca de 40 pessoas, das associações de moradores de Amambai. A ação, segundo a engenheira, faz parte das exigências da legislação vigente. O curso contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Desporto e Cultura (Sedesc) e com a parceria da enfermeira Arlete Cardozo. “Também agradecemos o apoio do prefeito Dr. Bandeira, que nos deu todo o suporte para a realização do curso”, disse.

De acordo com a engenheira, as consequências que os incêndios causam à sociedade são notórios podendo ocasionar tanto perdas sociais, econômicas e humanas, muitas vezes de caráter fatais. “Portanto, a prevenção e o combate a incêndio e pânico devem ser considerados como fatores fundamentais na segurança das edificações. É de suma importância desenvolver uma cultura de prevenção dentro da comunidadepara que todos tenham o esclarecimento de como proceder em casos de princípio de incêndio e a maneira correta de combatê-lo em seu início de maneira segura sem pânico, até a chegada do corpo de bombeiros”.

Para tanto, diz ela, o objetivo deste treinamento, é discorrer sobre as orientações e procedimentos que devem ser adotados e a importância de conhecer os tipos de incêndio, conhecer os equipamentos adequados a cada tipo de incêndio e como saber utilizá-los, tendo a certeza de que eles estejam em perfeito funcionamento em caso de emergência. “O curso tem todo o respaldo quanto ao equipamento de segurança e a partir de agora todos saberão como utilizar os extintores em caso de princípio de incêndio com o curso prático que tiveram”, explicou Rosilene.

Todas as orientações que foram repassadas, fala a engenheira, foram baseadas na Lei Estadual 4335/2013, através da Norma Técnica 17, que estabelece as condições mínimas para a composição, formação, implantação, treinamento, reciclagem e cadastramento da brigada de incêndio, bombeiros civis e congêneres, para atuação em edificações e áreas de risco no Estado de Mato Grosso do Sul, na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros socorros, visando, em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio, reduzir os danos ao meio ambiente, até a chegada do socorro especializado, momento em que poderá atuar no apoio quando requisitado.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete