13.8 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

AGEHAB e Prefeitura lançam “Lote Urbanizado”, em Amambai

2017-01-17 15:54:00

Vilson Nascimento

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da AGEHAB (Agência Estadual de Habitação) e a Prefeitura local realizaram, na manhã dessa terça-feira, 17 de janeiro, o lançamento do “Projeto Lote Urbanizado”, em Amambai.

O projeto habitacional criado pelo Governo de MS é desenvolvido por meio de uma tríplice parceria que envolve o Estado, a Prefeitura e o próprio beneficiário.

A Prefeitura entra com o terreno, terraplanagem e a estrutura básica, o Estado com a base da casa, alicerce, com estrutura como calçada e fossa e com a primeira camada de tijolo.

O beneficiário, por sua vez, terá que levantar as paredes por contra própria. Com as paredes levantadas, a pessoa poderá concluir o restante do imóvel por conta própria ou recorrer ao Governo do Estado, que financia a cobertura, cuja estrutura é opcional, de madeira ou ferragem e o morador passa a pagar uma mensalidade até quitar o financiamento.

Durante o lançamento do projeto nessa terça-feira, em Amambai, a secretária adjunta da AGEHAB, Ilidia Miglioli Sokoloski, destacou os critérios e as exigências básicas para participar do programa habitacional, entre elas a obrigatoriedade de o beneficiário ter renda familiar entre um e cinco salários mínimo.

No vídeo momentos do lançamento do Lote Urbanizado e orientações

De acordo com a Secretaria Municipal de Habitação, em Amambai, nessa primeira etapa o município recebeu 28 moradias do Programa Lote Urbanizado, mas a meta da administração é ampliar esse número, tendo em vista a elevada demanda.

O vice-prefeito do município, Valter Brito da Silva, informou que o Estado já se comprometeu em destinar pelo menos 150 unidades habitacionais desse programa para Amambai.

As residências lançadas nessa terça-feira, bem como as demais, caso sejam destinadas ao município, serão implantadas em lotes adquiridos pela Prefeitura de Amambai às margens da Rodovia MS-485, saída para Aral Moreira, ao lado do Conjunto Residencial Pôr-do-Sol.

Na manhã dessa terça-feira, maquinários da Secretaria Municipal d e Obras Públicas começaram a trabalhar na limpeza e na abertura das ruas para a implantação do novo residencial.

De acordo com o secretário de habitação, Deivid Nicolene de Assis, inscrições e maiores informações sobre os programas habitacionais em Amambai poderão ser obtidas na Secretaria Municipal de Habitação, localizada no CCP (Centro de Capacitação Profissional), o antigo “PETI” no centro da cidade, nos períodos entre às 7h e às 13h. O telefone para contado é o (67) 3481-4979, segundo a Secretaria.

No Cone Sul

Além de Amambai, outros quatro municípios da região Cone Sul do Estado se cadastraram para receber o Programa Lote Urbanizado, Japorã, Itaquiraí, Paranhos e Coronel Sapucaia.

Em Japorã a AGEHAB, em parceria com a Prefeitura local, lançou nessa segunda-feira, dia 16 de janeiro, 51 moradias que beneficiarão moradores da cidade e do Distrito de Jacareí. São 24 unidades na cidade e 27 em Jacareí.

Em Paranhos um problema. Segundo a AGEHAB, no ano passado a administração municipal disponibilizou 37 lotes para a implantação do programa, mas posteriormente acabou doando os mesmos lotes para pessoas físicas, o que está prejudicando o andamento para a implantação do Lote Urbanizado.

O município de Coronel Sapucaia foi contemplado com 100 lotes do projeto, mas segundo a AGEHAB existe uma divergência na localidade à ser instalada. O problema deverá ser resolvido.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete