23.5 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Comitê de combate à dengue se reúne com autoridades para definir estratégias contra o mosquito

2016-12-02 09:30:00

Decom – Departamento de Comunicação

A Prefeitura de Amambai, através do Comitê de Combate à Dengue, das Secretarias Municipais de Saúde, Serviços Urbanos, Obras e Agricultura, demais secretarias municipais e Defesa Civil, em parceria com o 17º RCMec (Regimento de Cavalaria Mecanizado), Polícia Militar, entidades em geral e voluntários, realiza ação intensiva de combate ao Aedes Aegipty, mosquito transmissor das doenças denominadas Dengue e Chikungunya.

De acordo com o Diretor Municipal de Saúde, Augusto Espíndola, a infestação do mosquito tem tendência a atingir números elevados no Município em função do início do verão e, para que o combate seja efetivo, será necessária a colaboração de todos os cidadãos. “O momento é de cuidado e atenção. Cada amambaiense deve fazer a sua parte”, pontua o diretor. “Calhas, plantas, sacolas plásticas, recipientes e todo o que possa acumular água deve ter a atenção redobrada, para eliminarmos qualquer cenário propício à criação do agente transmissor dessas doenças”, orienta.

Com o objetivo de acabar com o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chykungunia e outras doenças, a Prefeitura Municipal tem orientado a população quanto as formas de eliminação do mosquito, além de realizar ação de limpeza e recolhimento de entulhos nos bairros, mas que não surtem os efeitos esperados se realizados apenas pelo poder público, sem a colaboração da população. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Saúde alerta para que a população fique atenta às implicações em casos de focos em residências. “A colaboração de cada um é de extrema importância no combate à esses males, tanto que a Prefeitura tem aplicado as legislações vigentes em casos de negligência. Inicialmente, estaremos notificando o proprietário que se negar a contribuir com a ação. Não havendo resultados, o mesmo será autuado e, em terceira incidência, multado.” Orienta.

No último Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), realizado nos últimos meses, Amambai registrou 4.7%, percentual considerado alto e que coloca o município, ao lado de outros 10, entre os que apresentam situação mais preocupante no Estado.

Dessa forma, serão realizadas visitas domiciliares em todas as vilas do Município. As equipes, compostas de agentes epidemiológicos, agentes de saúde, equipes da secretaria de saúde, serviços urbanos e demais populares voluntários, recolherão materiais que possam acumular água e darão a destinação correta, além de realizar a já referida fiscalização dos terrenos.

“Só conseguiremos ter um resultado real e satisfatório quando toda a sociedade se empenhar no combate ao mosquito transmissor. Ele está nas ruas, nos terrenos baldios, mas está principalmente nas casas, em recipientes e lugares que muitas vezes não percebemos”, avalia Sergio Barbosa, Prefeito Municipal. “É dever de todos acabar com os focos e livrar a cidade desses males. Esperamos que toda a população colabore com a ação e evite notificações e autuações”, conclui.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete