21.7 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Sérgio e Azambuja entregam lotes a agricultores familiares em Amambai

2016-04-27 16:00:00

Katiéli Duarte

O Prefeito Sérgio Barbosa recebe, nessa sexta-feira (29) em Amambai, o governador Reinaldo Azambuja. Ele vem ao Município para realizar a entrega de escrituras públicas de terras a 172 famílias de agricultores familiares das Associações Querência I, II, II, IV, V, VI e VII. O repasse é viabilizado através do PNCF (Programa Nacional Crédito Fundiário), realizado no Estado por meio de parceria entre o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).

Através do PNFC, foi adquirida a fazenda Querência de 867 hectares, localizada aproximadamente a 355 quilômetros da Capital. O valor pago foi da ordem de aproximadamente R$ 11 milhões, sendo que cada família ficará com lote individual com área de cinco hectares, incluindo a área de Reserva Legal, bem como as áreas de Preservação Permanente.

Ainda será liberado um recurso no valor de R$ 2,2 milhões para utilização em assistência técnica, construção de unidades habitacionais, perfuração de poço, implantação de rede de distribuição de água e projeto produtivo inicial.

O projeto foi apresentado pelo Sindicato de Trabalhadores Rurais do município de Amambai, através da UGT (União Geral dos Trabalhadores) e prevê cultivo de mandioca para venda in natura e fabricação de farinha, plantio de erva mate e pecuária de leite, perfuração de poço e rede de distribuição de água e conservação de solo e água.

Crédito Fundiário

O Programa Nacional de Crédito Fundiário oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento. O recurso ainda é usado na estruturação necessária para a produção e assistência técnica e extensão rural.

Além da terra, o agricultor pode construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma.

*Com informações de Aline Lira

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Enquete