18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Hoje é o "Dia D" de combate ao Aedes Aegypti em Amambai

2016-02-13 01:02:00

Katiéli Duarte

Segundo dados levantados pelo Datasus, 98% dos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus são encontrados em terrenos de casas habitadas. Para conscientizar a população e eliminar a criação do agente transmissor, a Prefeitura de Amambai, através de suas secretarias municipais e o Exército Brasileiro, através do 17° RCMec (Regimento de Cavalaria Mecanizado), em parceria com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o SRA (Sindicato Rural de Amambai), Diretores de Escolas, Apae, Lar do Idoso, SAA (Sociedade Amigos de Amambai), entidades e associações em geral participaram, na quarta-feira, dia 3 de fevereiro, de reunião que definiu ações e estratégias a serem seguidas pelas equipes no Dia “D” de Combate ao Aedes Aegypti, que acontece neste sábado, dia 13 de Fevereiro.

Conforme acordado em reunião, que reuniu dezenas de representantes dos órgãos envolvidos na campanha, além de voluntários, o Exército disponibilizará um efetivo de pelo menos 350 homens, os quais, junto aos agentes de saúde, epidemiológicos e voluntários, serão divididos em 06 (seis) grupos, que realizarão uma espécie de “varredura” em toda a área urbana do Município.

De acordo com o Tenente-coronel Regis Rodrigues Nunes, o plano é eliminar todos os possíveis criadouros do mosquito transmissor. “Os militares estão preparados para, junto aos voluntários, adentrar as casas amambaienses e auxiliar os moradores na limpeza total destes terrenos”, explica.

“A Prefeitura de Amambai tem se esforçado para contribuir com o combate ao mosquito e sua proliferação. Cabe aos moradores também entrar nessa guerra conosco, limpando seus quintais e eliminando desde grandes entulhos até pequenos objetos, que muitas vezes passam despercebidos no dia-a-dia”, ressalta o Prefeito Municipal, Sérgio Barbosa.

Durante o mutirão, serão disponibilizadas viaturas da Polícia Militar para o acompanhamento das equipes, além dos veículos disponibilizados pelo exército e pela Prefeitura Municipal, que auxiliarão na retirada e descarte do lixo encontrado nas residências.

Todo dia é dia de combate

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete