20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

População rural também deve se mobilizar no combate ao Aedes Aegypti

2016-02-05 09:16:00

O Presidente do Sindicato Rural de Amambai, Ronan Nunes da Silva, participou na terça-feira, dia 3 de fevereiro, de uma reunião na Prefeitura Municipal para definir estratégias de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Chykungunia e Zika Vírus. Participaram da reunião o Prefeito Sérgio Barbosa, membros do 16º RC Mec e Polícia Militar, vereadores, secretários e membros da secretaria de saúde de Amambai.

Dia 13 de fevereiro será o dia D de combate ao Aedes Aegypti em Amambai, onde um mutirão de limpeza eliminará os focos de acúmulo d’água em toda a cidade.

Ronan Nunes alerta a população do meio rural sobre a necessidade de contribuir no controle dessas doenças: “A preocupação com o mosquito não se restringe somente a área urbana, é fundamental que a população de chácaras e fazendas também tome todos os cuidados necessários para prevenir a criação do Aedes Aegipyti”.

Os moradores da zona rural, além de manter a limpeza no local, eliminando todos os objetos que possam acumular água, também devem ficar atentos com cochos e locais utilizados para a armazenagem de grãos.

Uma das principais preocupações neste momento é a suspeita de que o zika vírus pode ser a causa do aumento de casos de microcefalia no Brasil. Já foram registrados, este ano, 1.248 casos de microcefalia, em 311 municípios, de 14 Estados, a maioria deles no Nordeste, doença que provoca a má formação do cérebro durante a gestação (perímetro menor ou igual a 33 cm para bebês a termo) e que compromete o desenvolvimento da criança em 90% dos casos.

Em relação à dengue, dados do Ministério da Saúde apontam que o País passou a enfrentar um aumento de 176% de casos prováveis da doença. A estimativa é de 1,5 milhão de casos em 2015, contra 555,4 mil no ano passado. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete