24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Prefeitura, Exército e entidades organizam "Dia D" contra o Aedes

2016-02-04 17:12:00

Katiéli Duarte 

Segundo dados levantados pelo Datasus, 98% dos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus são encontrados em terrenos de casas habitadas. Para conscientizar a população e eliminar a criação do agente transmissor, a Prefeitura de Amambai, através de suas secretarias municipais e o Exército Brasileiro, através do 17° RCMec (Regimento de Cavalaria Mecanizado), em parceria com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o SRA (Sindicato Rural de Amambai), Diretores de Escolas, Apae, Lar do Idoso, SAA (Sociedade Amigos de Amambai), entidades e associações em geral participaram, nessa quarta-feira (03) de reunião que definiu ações e estratégias a serem seguidas pelas equipes no Dia “D” de Combate ao Aedes Aegypti, definido para o Sábado, dia 13 de Fevereiro.

Conforme acordado em reunião, que reuniu dezenas de representantes dos órgãos envolvidos na campanha, além de voluntários, o Exército disponibilizará um efetivo de pelo menos 350 homens, os quais, junto aos agentes de saúde, epidemiológicos e voluntários, serão divididos em 06 (seis) grupos, que realizarão uma espécie de “varredura” em toda a área urbana do Município.

De acordo com o Tenente-coronel Regis Rodrigues Nunes, o plano é eliminar todos os possíveis criadouros do mosquito transmissor. “Os militares estão preparados para, junto aos voluntários, adentrar as casas amambaienses e auxiliar os moradores na limpeza total destes terrenos”, explica.

“A Prefeitura de Amambai tem se esforçado para contribuir com o combate ao mosquito e sua proliferação. Cabe aos moradores também entrar nessa guerra conosco, limpando seus quintais e eliminando desde grandes entulhos até pequenos objetos, que muitas vezes passam despercebidos no dia-a-dia”, ressalta o Prefeito Municipal, Sérgio Barbosa.

Durante o mutirão, serão disponibilizadas viaturas da Polícia Militar para o acompanhamento das equipes, além dos veículos disponibilizados pelo exército e pela Prefeitura Municipal, que auxiliarão na retirada e descarte do lixo encontrado nas residências.

Todo dia é dia de combate

O estado é de emergência e guerra contra o mosquito. Portanto, a limpeza dos terrenos deve ser realizada diariamente. Para contribuir com essa ação, que deve ser cotidiana, a Prefeitura de Amambai disponibilizou, em todos os bairros do Município, caçambas para o recolhimento de entulhos. “Tijolos, galhos de árvores, pneus e até móveis velhos podem ser descartados nas caçambas, que estão estrategicamente colocadas nas vilas pelas nossas equipes”, esclarece o Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Vilmar Cubas. “O importante é que esse lixo e entulho saia de dentro dos terrenos e seja descartado corretamente”, finaliza o Secretário.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete