13.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Escolas estaduais de Amambai escolhem diretores na quarta-feira (02)

2015-11-30 12:32:00

Na quarta-feira, dia 2 de dezembro, acontece nas escolas da rede estadual de Amambai a eleição para a escolha dos diretores que ficarão a frente das unidades escolares no triênio 2016/2018. Das quatro escolas localizadas na cidade, três tem como concorrentes os atuais diretores. Cerca de 3.000 votantes devem participar do processo eleitoral. A escola estadual Guarani, localizada na aldeia Amambai, não tem candidato a direção. A atual diretora, professora Nidia Eliane Rivarola Pereira, disse que as lideranças da comunidade estão discutindo a situação.

Eleição nas escolas de Amambai

Vespasiano Martins

Na escola Vespasiano Martins concorrem a direção uma chapa composta pelas professoras Erli Fernandes e Gisele Lima e dois candidatos avulsos, o professor de geografia Sivaldo Michenco e o atual diretor, José Carlos da Silva.

Segundo a presidente da comissão eleitoral da escola, Roseli Giordani Vitorasso, o processo eleitoral está transcorrendo sem nenhuma alteração. “Está sendo tudo muito tranquilo, sem nenhuma alteração; nosso nível de campanha tem sido o melhor possível”, afirma Roseli.

De acordo com Roseli, são esperados cerca de 1500 votantes.

 

"Gilvanda Alves da Silva Reis, presidente da comissão eleitoral da escola Dom Aquino / Foto: Moreira Produções

Dom Aquino Corrêa

Já na escola Dom Aquino Corrêa apenas uma chapa disputa o pleito. A chapa é composta pelas professoras Cristiane de Souza Ferreira e Márcia Loli Ritter. Para que a dupla a assuma a direção da escola é necessário 50% mais um dos votos.

De acordo Gilvanda Alves da Silva Reis, presidente da comissão eleitoral da unidade escolar, o processo eleitoral da instituição também tem se mostrado tranquilo. “Quando a escola tem chapa única, como é o nosso caso, o processo ocorre de maneira mais tranquila e simplificada”, disse ela.

 

"PresidentePresidente da comissão eleitoral da escola Fernando Corrêa da Costa, Eurípes Charão Barbosa / Foto: Moreira Produções

Fernando Corrêa da Costa

Na escola Fernando Corrêa da Costa o pleito é disputado também por uma única chapa denominada “Juntos Somos Fortes” constituída pelas professoras Cassiana Melissa da Rosa Oliveira e Geanini de Moura Martins Recalde.

O processo de eleição da escola, assim como as demais, tem se mostrado tranquilo, disse o presidente da comissão eleitoral da escola, Eurípes Charão Barbosa. “Está sendo tudo muito tranquilo, até pelo trabalho realizado por elas, que são pessoas idôneas”, explica ele.

 

"JorgeJorge Luiz Karasek / Foto: Moreira Produções

Felipe de Brum

Na escola Coronel Felipe de Brum três candidaturas pleiteiam a direção da unidade escolar. Estão concorrendo as professoras Vanusa Pereira de Souza, Antonia Andréia Almeida e o atual diretor da escola, professor Paulo Claidimar Fernandes de Lima.

Segundo Jorge Luiz Karasek, professor de matemática e membro da comissão eleitoral, o processo está sendo bem administrado. “Fomos bem orientados e as poucas arestas que sugiram foram sanadas a tempo”, explica ele.

Jorge conta que são esperados cerca de 900 votos.

Para votar

As eleições acontecem em todas as escolas estaduais do município no dia 2 de dezembro, no período das 8 às 20 horas. Pais, alunos, professores e funcionários administrativos vão escolher a diretoria que ficará a frente da escola por três anos.

Podem votar alunos desde o 8º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Os alunos menores, o responsável pelo voto é um dos pais ou responsáveis.

Um dos pais ou responsáveis dos alunos menores de idade também tem direito ao voto, mesmo que seu filho já tenha votado.

No dia da votação é necessário apresentar um documento de identificação com foto.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete