20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Defensor Público recebe moção da Câmara, em Amambai

2015-10-07 11:25:00

Vilson Nascimento

A Câmara Municipal do município fez a entrega na manhã dessa segunda-feira, 5 de outubro, de uma moção de congratulação ao defensor público, Dr. Marcelo Marinho da Silva, titular  da 1ª Defensoria da comarca de Amambai.

A moção legislativa, de iniciativa do vereador Roberto Rojo Rodrigues, o “Roberto Protético”, concedida com o aval dos demais parlamentares que compõe a atual legislatura em Amambai, é um reconhecimento e uma homenagem da Câmara Municipal ao defensor que recentemente recebeu, em Campo Grande, a “Medalha Ramez Tebet”.

A medalha que leva o nome do ex-senador de Mato Grosso do Sul, Ramez Tebet, que morreu em novembro de 2006, é a mais alta comenda concedida pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul) e só é conferida a personalidades que prestaram relevantes serviços no Estado.

Dr. Marcelo Marinho, que há anos atua junto à comarca de Amambai e inclusive já rejeitando promoções para permanecer no município, é o idealizador de programas que viraram exemplo para o Estado e para o País no âmbito da Defensoria Pública.

Entre eles está a “Defensoria Itinerante”, desenvolvido pelo defensor e sua equipe através de uma parceria firmada com a Câmara Municipal de Amambai e a “Defensoria Virtual”, que acontece em Coronel Sapucaia, município da fronteira com o Paraguai, que é integrante da comarca de Amambai.

A Defensoria Itinerante desenvolvida em Amambai leva o trabalho da Defensoria Pública às vilas da cidade, garantindo, principalmente as pessoas mais humildes e carentes, o acesso aos serviços do órgão estadual na hora de requererem assistência e a garantia de seus direitos.

A Defensoria Virtual em Coronel Sapucaia, que é realizada em parceria com o Poder Público local, tem o mesmo objetivo, ou seja, facilitar o acesso das pessoas aos serviços oferecidos pela Defensoria Pública.

Coronel Sapucaia está distante cerca de 45 quilômetros da cidade, em Amambai, o que impede, por questões financeiras ou até mesmo de tempo, muitas pessoas de terem acesso a Defensoria para receber apoio e requererem seus direitos.

Com a Defensoria Virtual, que funciona por meio de videoconferência, dezenas de pessoas, muitas delas que dificilmente se deslocariam até Amambai para receber o atendimento, acabaram beneficiadas pelo programa de iniciativa do defensor público.

Dr. Marcelo Marinho, que atualmente também está em Sete Quedas, comarca que abrange os municípios de Sete Quedas e Paranhos e discute com o poder público local, a implantação do sistema de Defensoria Virtual também em Sete Quedas, visando otimizar o atendimento à população assistida pela comarca local.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete