26.6 C
Amambai
terça-feira, 19 de março de 2024

Governo de MS quer aumentar exportações para a Argentina

2017-12-11 14:22:00

O Governo de Mato Grosso do Sul quer aumentar as exportações de minério de ferro, soja e milho para a Argentina. Nesta segunda-feira (11.12), o governador Reinaldo Azambuja, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, e o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, se reuniram com o cônsul-adjunto da Argentina em São Paulo, Gabriel Rivera, para tratar de projetos econômicos entre o Estado e o País do Mercosul. O encontro foi na governadoria.

A Argentina é o segundo parceiro comercial mais importante para Mato Grosso do Sul, ficando atrás somente da China. “Mas nós temos ainda um perfil de exportação muito restrito, pois 90% de nossas vendas são de minério de ferro”, explica o secretário Jaime Verruck. “Hoje exportamos minério e soja, e nossa ideia é aumentar essa exportação, acrescentando o milho”, pontua.

No cenário de compra e venda entre Mato Grosso do Sul e a Argentina, o porto de Porto Murtinho desempenha papel estratégico, pois é considerado de grande importância para a saída das commodities. “O que o vice-cônsul tem apresentado que a gente também importe mais da Argentina. Temos opções na parte de alimentos, fertilizantes e combustíveis para o MS importar […] e temos ainda opção de trazer trigo para atender a indústria de MS”, completa.

Conforme o vice-cônsul, estreitar os vínculos comerciais e binacionais entre Mato Grosso do Sul e Argentina foi a principal pauta do encontro. “Desde o Consulado da Argentina em São Paulo e até a embaixada da Argentina em Brasília, consideramos muito importante a relação com Mato Grosso do Sul. As exportações de MS para Argentina esse ano já cresceram muito, 30%, e a gente quer aumentar também as importações e exportações”, conta.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Sicredi de Amambai celebra o Dia Internacional da Mulher com evento especial

Raquel Fernandes No último dia 8 de março, o Sicredi...

Valter Brito renuncia ao cargo de vereador em Amambai

Vilson Nascimento Investigado por supostas irregularidades em processos de licitação,...

Exército ativa Esquadrão em Iguatemi, com a presença do prefeito e general da brigada

Solenidades militares marcaram, na manhã desta terça-feira, dia 12...

Prefeito envia ofício à ANEEL solicitando esclarecimentos sobre quedas de energia em Paranhos

Em documento que será entregue à distribuidora e encaminhado...

Enquete